O que significa educar em um mundo marcado por desigualdades históricas, crises socioambientais e novos sujeitos que reivindicam voz e reconhecimento? Essa é a provocação central de Pedagogias Emergentes: princípios e práticas, organizada pelos educadores Maria Amélia Santoro Franco, Emerson Augusto de Medeiros e Jefferson da Silva Moreira, que reúnem reflexões sobre os desafios contemporâneos da educação.
Na obra publicada pela Cortez Editora, os autores problematizam as bases do sistema de ensino ocidental e apontam para métodos enraizados em experiências concretas de luta, deslocamento e resistência. Entre as perspectivas apresentadas, está a pedagogia intercultural, fundada nos saberes de povos e sujeitos historicamente silenciados, capazes de questionar a racionalidade eurocentrada e normativa que estrutura a educação tradicional.
Os autores também explicam as ecopedagogias decoloniais, que reúnem temas e experiências relacionados com a dignidade humana, considerando economias familiares, comunitárias e solidárias, entre populações empobrecidas e discriminadas. Ainda, abordam uma forma de ensino afetivo, por meio do processo de ensino-aprendizagem lúdico, com um envolvimento mais profundo no que realmente importa, as pessoas envolvidas.
Nós, Professores, não podemos mudar o mundo por completo. Contudo, ao reconhecermos esse limite, temos a clareza de que podemos, sim, influenciar nosso universo cotidiano e as pessoas que dele fazem parte, ainda que de forma transitória. A compreensão dessa responsabilidade nos permite agir de maneira mais consciente e eficaz, contribuindo para pequenas, mas significativas transformações no ambiente em que vivemos. (Pedagogias Emergentes, p. 131)
O livro também abre espaço para diálogos com a pedagogia crítica de Paulo Freire, revisitando sua potência diante dos embates atuais contra métodos coloniais, o racismo estrutural e o avanço de visões neoliberais na educação.
Pedagogias Emergentes: princípios e práticas busca levantar novas perguntas e inspirar movimentos de insurgência e reinvenção no campo pedagógico. Uma leitura indispensável para quem acredita que a escola deve ser um espaço vivo de diversidade, transformação e justiça social.
Ficha Técnica:
Título do livro: Pedagogias Emergentes: princípios e práticas
Editora: Cortez Editora
ISBN/ASIN: 978-6555556049
Páginas: 200
Preço: 81
Onde comprar: Amazon
Sobre os autores:
Maria Amélia Santoro Franco – Pós-doutora em Pedagogia e Prática Docente pela Universidade de Paris VIII (UP-VII). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (Unisantos). Instagram: @ameliesantoro
Emerson Augusto de Medeiros – Professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Rio Grande do Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, em associação com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semiárido e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte (POSENSINO/UERN/Ufersa/IFRN).
Jefferson da Silva Moreira – Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor assistente da área de Política Educacional do Departamento de Educação (Dedu) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando nos cursos de licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEFS. Instagram: @jefferson.moreirafsa
Sobre a Cortez Editora: Foi a solidez do trabalho feito que estimulou a Cortez Editora a expandir e mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores. Seu catálogo é referência nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.
Site: Cortez Editora