No dia que completava 192 anos de emancipação, a cidade de Mundo Novo, distante 300km de Slavador, situado na borda da Chapada Diamantina, abriu na manhã de sexta-feira, 10 de outubro, a sua Feira Literária. A abertura contou a participação de alguns filhos da terra, a exemplo do historiador e professor da UNEB, Rodrigo Lopes, que explanou o tema Muitos Mundos em um Mundo Novo fazendo um recorte histórico sobre o quadro estrutural da agropecuária e econômica local.
A primeira edição da feira da Rede Municipal de Mundo Novo, segundo a administração do município, nasceu como uma resposta sensível e crítica aos desafios enfrentados pelas escolas públicas em tempos de crise ambiental, social e civilizatória. Inspirada na obra Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, a proposta do evento transcende a simples exposição de livros e autores, buscando instaurar um tempo-espaço de reflexão coletiva, onde a literatura, os saberes ancestrais e os sonhos educacionais caminhem lado a lado na reconstrução de sentidos para a vida e para a escola.
A programação foi até este domingo, 12, com estrutura montada na Praça Senador Cohim. Além dos estands para a comercialização da gastronomia local, os visitantes acompanharão apresentações de grupos escolares, lançamento de livros e mesas de debates voltadas para o tema. No sábado, uma das atrações esperadas foi a presença do jornalista e escritor Ricardo Ishmael, e o show do cantor Jorge Vercillo.