Por Roberval Santos
Fiquei surpreso e triste – e também satisfeito – ao saber que o Finale, editor profissional de partituras, não será mais atualizado nem vendido. Ele foi descontinuado em 2024 por conta do MuseScore, software de código aberto e gratuito. Acho que só eu não sabia dessa informação, apesar de já ter baixado e utilizado, o básico do básico do MuseScore.
Triste, porque investi muito tempo tentando dominar o programa Finale, obrigatoriedade e necessidade na graduação em música, um conhecimento que agora não serve pra mais nada…
Feliz, porque o MuseScore democratizou o acesso. O Finale era muito caro para a maioria, que, como eu, precisava correr e suar pra conseguir o software “craqueado”!
Também pensativo e já cansado com esta obrigação, urgente e presente, terei que arrumar mais um pouco desse escasso tempo para tentar dominar essa nova ferramenta, que me disseram ser tão boa quanto o Finale. Ainda bem que, com certeza, deve ter aulas no universo virtual YouTube!
A tecnologia e o fim de algumas eras tornaram-se cotidianas numa velocidade insuportável.
Porém, tem algumas ferramentas que ainda poderiam ser necessárias!
O orelhão – com ficha ou cartão – faz falta, principalmente quando a bateria do celular acaba numa emergência. Né não? rs
—————————–
Músico