O VII Benchmarking FESFBA foi encerrado quinta passada , em Fortaleza, com a entrega dos prêmios aos vencedores. Das seis categorias avaliadas, houve três vencedores da Bahia e três do Ceará.
O evento foi realizado conjuntamente com o III Congresso Cearense de Hospitais e Entidades Filantrópicas, reunindo cases de sucesso de instituições filantrópicas dos dois estados.
Na categoria Inovação e Tecnologia, o vencedor foi o case “CHICO: Inovação e Segurança na Gestão de Eventos Adversos”, do Hospital São Francisco de Campo Formoso (BA), apresentado por Priscilla Manso.
Na categoria Governança Corporativa, o prêmio foi para o case “Além do Cuidado: o papel estratégico do enfermeiro no faturamento hospitalar”, da Fundação Otília Correia Saraiva, apresentado por Caroline Alves Oliveira.
A categoria Pesquisa Assistencial teve como vencedor o case “Pesquisa assistencial em saúde mental: do prontuário físico ao digital e o uso de indicadores eficazes no território”, do Santa de Canindé – CAPS II Novos Rumos (CE), de autoria de Felipe Silva Santos.
Na categoria Humanização, o prêmio foi para o case “Cuidar até o Fim”, da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana (BA), apresentado pela médica e provedora, Fernanda Reis. Durante a apresentação, o público se emocionou, indo às lágrimas.
Em Gestão de Custos, o case vencedor foi “Gestão administrativa integrada ao corpo clínico: estratégias para redução de custos e sustentabilidade em hospital filantrópico”, do Hospital São Raimundo (CE), apresentado por Helaine Silva Loura.
Por fim, na categoria Socioambiental, venceu o case “Saúde, Meio Ambiente e Segurança Alimentar: Lá no meu quintal tem”, do Instituto de Saúde e Ação Social (ISAS), de Feira de Santana (BA), apresentado pela agrônoma Maria Clara de Figueiredo Galiano.
A presidente da FESFBA, Dora Nunes, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados, tendo destacado também o alto nível da Comissão Avaliadora .E – muito importante pontuou – o fortalecimento da parceria entre as instituições filantrópicas da Bahia e do Ceará.