Por Zédejesusbarreto
Uma partida épica e encardida, disputada a ferro e fogo até o último minuto. Um empate (2 x 2) marcante, pela história do confronto. O Colorado, na raça e no corpo a corpo fez 2 x 0, mas o Bahia, na segunda etapa, encarou, foi pro pau e arrancou o empate, sufocando o Colorado e até merecendo, criando oportunidades de vencer o jogo. Um grande jogo, cheio de emoções, disputado com garra, como o torcedor gosta e merece.
Para o Tricolor, um bom resultado – um empate fora de casa e depois de estar perdendo por dois gols de diferença. Um empate com gosto amargo para os gaúchos que venciam com folga e cederam; eles é que mais precisavam dos pontos, por conta da posição na tabela de classificação (37pontos, em 15º lugar, e a rodada segue). O Bahia ainda dorme no quinto lugar, agora com 53 pontos, mas pode perder posição com o andamento da rodada.
*
No Beira Rio/ Porto Alegre
– Com o peso de cinco derrotas seguidas fora de casa, time caseiro, o Bahia defende o quinto lugar na tabela de classificação, com 52 pontos ganhos e luta pra se classificar de forma direta a uma vaga na Libertadores da América de 2026, é essa a meta. O Inter faz uma campanha ruim, bem abaixo de sua história; tem 36pontos, apenas, e está em 15º lugar, perto da zona de baixo.
– A capital gaúcha com tempo instável, sem chuva no começo de noite de sábado. Bom relvado, arquibancadas com muitos espaços vazios. Uniformes: O colorado gaúcho de camisetas rubras, o Bahia com sua beca branca, calções azuis.
*
Com bola rolando …
– Com um meio-campo diferente (Érick, Jean Lucas e Michel Araújo), talvez mais pegador, o Tricolor começou bem, ao seu estilo, trocando passes, o Inter com marcação dura, avançada, explorando a velocidade, na pressão. Ritmo intenso. Aos 9’, a primeira boa investida do Bahia, com Ademir; Pulga tentou finalizar duas vezes, na área inimiga, travado pela zaga. Um Tricolor mais ofensivo.
– Aos 13’, cabeçada de Vitão, Ronaldo espalmou a escanteio. Na base dos esticões, pelos lados o Colorado foi chegando…
Olhe o VAR !
– Gol do Inter anulado, aos 16min. Numa saída de bola ruim, William Jose foi atropelado por Mercado, no meio de campo, Carbone foi acionado, entrou driblando pelo meio e finalizou bem. O VAR chamou e o arbitro foi ver o vídeo, marcou a falta de Mercado, anulou o gol. Aos 24’, tentativa de Jean Lucas, de longe, por cima.
– Gol! 1 x 0 Inter, Vitinho. Bruno Gomes arrancou pela direita, levou Pulga na força, na velocidade, e cruzou para o meio, Vitinho pegou livre e bateu cruzado, rasteiro, abrindo o placar. Aos 25min.
O Tricolor sentiu a pancada, meio perdido no meio-campo, marcando mal. O Colorado se impondo, na força, acelerando, mais objetivo. O Bahia trocava passes, evoluía, mas não finalizava. Pouco objetivo. Aos 35’, noutro erro de saída de bola do Tricolor, o Inter desperdiçou duas chances seguidas, de cara – Ronaldo e Juba salvaram.
– Na resposta, Pulga entrou de cara mas parou na arrojada saída de Ivan.Aos 44’, novamente Pulga; dominou na área, de frente mas demorou um pouco e foi travado na hora do chute.
Primeiro tempo duro, difícil. O Bahia até começou bem, mas aos poucos foi perdendo a batalha, com o Inter se impondo na força, na pegada forte, na correria. O Tricolor levou o gol e passou maus momentos. Voltou a reequilibrar depois dos 35min. Pulga teve duas boas chances do empate. Vantagem parcial para a equipe mais competitiva.
Segundo ato – Mal recomeçou … chutão, a defesa do Bahia aberta, em linha, Vitinho disparou, ganhou na corrida, entrou de cara e marcou. A defesa baiana reclamou de impedimento, o atacante parecia adiantado, mas o VAR checou as linhas e… validou o gol. Árias, do outro lado, estaria dando condições, meio corpo.
– Gol! 2 x 0 Inter, aos 5min. Vitinho.
– Aos 7’, Michel Araujo foi atropelado na área, na hora de finalizar. O árbitro mandou seguir, os baianos pediram pênalti. Ceni foi à loucura. Aos 10min, William José tentou de meia bicicleta; bonito, mas por fora. Equilíbrio de ações.
Ceni trocou: Éverton Ribeiro e Borduchi em campo, saíram Michel Araujo e Juba.
– Gol! 2 x 1, William José, aos 15min. Grande jogada de Ademir, pela direita, cruzou rasteiro e William José bateu de prima, por baixo, acertando o canto, diminuindo.
O Colorado fechou-se inteiro, atrás, tentando segurar a vantagem a todo custo, já travando, ensebando. O Tricolor, com posse de bola, assediando. Aos 24’, Everton cobrou falta, a bola descaindo na pequena área, Mingo tocou e Ivan fez uma defesa espetacular, espalmando no canto, evitando o empate. Aos 29’, após cobrança de escanteio, Richard triscou e a bola raspou o travessão de Ronaldo.
Por volta dos 30’, Ceni pôs Tiago e Acevedo em campo, saíram Pulga e Erick. Aos 31’, numa blitz tricolor. Ademir tentou de voleio, por cima. O Colorado administrava, catimbando, travando. O jogo estava aberto, franco… bem parelho e brigado.
– Aos 41, Tiago fez boa jogada em trama pela direita, Wllliam José finalizou de frente, a bola bateu no rodapé da trave esquerda, correu por cima da linha, bateu no rodapé da trave direita do goleiro Ivan e não entrou. Lance raro, incrível! Essa… faltou um pouco de sorte. O torcedor gaúcho comemorou como se fosse um gol deles. O tricolor em cima.
O árbitro deu mais 8 minutos.
– Gol! 2 x 2, Tiago, aos 48min. Bola alçada da esquerda, cabeçada de William José e Tiago escorou dentro da pequena área, um empate mais que justo.
Os minutos finais foram de grande emoção no Beira Rio, lá e cá. Aos 51’, o garoto Tiago fez grande arrancada, rompeu pelo meio da defensiva gaúcha e quase fez um golaço. Valeu! Belo jogo.
*
Destaques
No Bahia, William José jogou muito. Thiago entrou e incendiou. Ronaldo seguro, Árias, Jean Lucas, lampejos de Ademir. Boas substituições, no tempo certo, de Ceni. No Inter, o goleiro Ivan, a entrega total de todos. Allan Patrick e Carbonero jogaram muito. Boas defesas do goleiro Ivan.
*
Ficha Técnica
– O Internacional do treinador Ramon Diaz: Ivan, bruno gomes, Vitão, Mercado e bernabei; Vitinho, Thiago Maia, Allan Patrick e Luis Otávio; Carbonero e Borré (Allan, Richard, Gustavo Prado, Oscar)
– O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, SantiÁrias, David Duarte, Ramos Mingo e Juba (Iago Borduchi); Érick (Acevedo), Jean Lucas e Michel Araujo (Everton); Ademir (Cauly), William José e Pulga (Tiago).
-Arbitragem do Paraná, Paulo Torezim no apito.
*
A rodada 34 do Brasileirão só depois da ‘data Fifa’. No dia 20, na Fonte Nova, Bahia recebe o Fortaleza.
Na tal ‘data Fifa’ a seleção Brasileira, treinada por Ancelotti, faz dois amistosos na Europa, contra times africanos. Dia 15, um sábado, às 13h, em Londres, contra o Senegal e no dia 18, terça-feira, às 16h30, contra a Tunísia.
Os jogadores se apresentam para treinos nesta segunda-feira, dia 10. As novidades são o lateral Juba, do Bahia (sua primeira convocação) e o atacante Artur Roque, do Palmeiras. O lateral Santiago Árias, do Bahia, também convocado pela Colômbia.
**
Outros Jogos da Rodada 33:
– Sport 2 x 4 Atlético MG; Vasco 1 x 3 Juventude; São Paulo x RB Bragantino (às 21h)
No domingo:
Vitória x Botafogo (16h); Cruzeiro x Fluminense; Flamengo x Santos;
Fortaleza x Grêmio; Mirassol x Palmeiras.
**
Foto: EC Bahia
