Bahia arranca empate com Inter em jogo empolgante no Beira Rio

No momento você está vendo Bahia arranca empate com Inter em jogo empolgante no Beira Rio

Por Zédejesusbarreto

Uma partida épica e encardida, disputada a ferro e fogo até o último minuto. Um empate (2 x 2) marcante, pela história do confronto. O Colorado, na raça e no corpo a corpo fez 2 x 0, mas o Bahia, na segunda etapa, encarou, foi pro pau e arrancou o empate, sufocando o Colorado e até merecendo, criando oportunidades de vencer o jogo. Um grande jogo, cheio de emoções, disputado com garra, como o torcedor gosta e merece.

  Para o Tricolor, um bom resultado – um empate fora de casa e depois de estar perdendo por dois gols de diferença. Um empate com gosto amargo para os gaúchos que venciam com folga e cederam; eles é que mais precisavam dos pontos, por conta da posição na tabela de classificação (37pontos, em 15º lugar, e a rodada segue). O Bahia ainda dorme no quinto lugar, agora com 53 pontos, mas pode perder posição com o andamento da rodada.

*

No Beira Rio/ Porto Alegre

Com o peso de cinco derrotas seguidas fora de casa, time caseiro, o Bahia defende o quinto lugar na tabela de classificação, com 52 pontos ganhos e luta pra se classificar de forma direta a uma vaga na Libertadores da América de 2026, é essa a meta. O Inter faz uma campanha ruim, bem abaixo de sua história; tem 36pontos, apenas, e está em 15º lugar, perto da zona de baixo.

– A capital gaúcha com tempo instável, sem chuva no começo de noite de sábado. Bom relvado, arquibancadas com muitos espaços vazios. Uniformes: O colorado gaúcho de camisetas rubras, o Bahia com sua beca branca, calções azuis.  

*

Com bola rolando …

Com um meio-campo diferente (Érick, Jean Lucas e Michel Araújo), talvez mais pegador, o Tricolor começou bem, ao seu estilo, trocando passes, o Inter com marcação dura, avançada, explorando a velocidade, na pressão. Ritmo intenso. Aos 9’, a primeira boa investida do Bahia, com Ademir; Pulga tentou finalizar duas vezes, na área inimiga, travado pela zaga. Um Tricolor mais ofensivo.

 – Aos 13’, cabeçada de Vitão, Ronaldo espalmou a escanteio. Na base dos esticões, pelos lados o Colorado foi chegando…

 Olhe o VAR !

– Gol do Inter anulado, aos 16min. Numa saída de bola ruim, William Jose foi atropelado por Mercado, no meio de campo, Carbone foi acionado, entrou driblando pelo meio e finalizou bem. O VAR chamou e o arbitro foi ver o vídeo, marcou a falta de Mercado, anulou o gol. Aos 24’, tentativa de Jean Lucas, de longe, por cima.

– Gol! 1 x 0 Inter, Vitinho. Bruno Gomes arrancou pela direita, levou Pulga na força, na velocidade, e cruzou para o meio, Vitinho pegou livre e bateu cruzado, rasteiro, abrindo o placar. Aos 25min.

O Tricolor sentiu a pancada, meio perdido no meio-campo, marcando mal. O Colorado se impondo, na força, acelerando, mais objetivo. O Bahia trocava passes, evoluía, mas não finalizava. Pouco objetivo.  Aos 35’, noutro erro de saída de bola do Tricolor, o Inter desperdiçou duas chances seguidas, de cara – Ronaldo e Juba salvaram.

 – Na resposta, Pulga entrou de cara mas parou na arrojada saída de Ivan.Aos 44’, novamente Pulga; dominou na área, de frente mas demorou um pouco e foi travado na hora do chute.

  Primeiro tempo duro, difícil. O Bahia até começou bem, mas aos poucos foi perdendo a batalha, com o Inter se impondo na força, na pegada forte, na correria. O Tricolor levou o gol e passou maus momentos. Voltou a reequilibrar depois dos 35min. Pulga teve duas boas chances do empate. Vantagem parcial para a equipe mais competitiva.

Segundo ato – Mal recomeçou … chutão, a defesa do Bahia aberta, em linha, Vitinho disparou, ganhou na corrida, entrou de cara e marcou. A defesa baiana reclamou de impedimento, o atacante parecia adiantado, mas o VAR checou as linhas e… validou o gol.  Árias, do outro lado, estaria dando condições, meio corpo.

– Gol! 2 x 0 Inter, aos 5min. Vitinho.

– Aos 7’, Michel Araujo foi atropelado na área, na hora de finalizar. O árbitro mandou seguir, os baianos pediram pênalti. Ceni foi à loucura.  Aos 10min, William José tentou de meia bicicleta; bonito, mas por fora. Equilíbrio de ações.

  Ceni trocou: Éverton Ribeiro e Borduchi em campo, saíram Michel Araujo e Juba. 

– Gol! 2 x 1, William José, aos 15min. Grande jogada de Ademir, pela direita, cruzou rasteiro e William José bateu de prima, por baixo, acertando o canto, diminuindo.

 O Colorado fechou-se inteiro, atrás, tentando segurar a vantagem a todo custo, já travando, ensebando. O Tricolor, com posse de bola, assediando. Aos 24’, Everton cobrou falta, a bola descaindo na pequena área, Mingo tocou e Ivan fez uma defesa espetacular, espalmando no canto, evitando o empate. Aos 29’, após cobrança de escanteio, Richard triscou e a bola raspou o travessão de Ronaldo.  

 Por volta dos 30’, Ceni pôs Tiago e Acevedo em campo, saíram Pulga e Erick. Aos 31’, numa blitz tricolor. Ademir tentou de voleio, por cima. O Colorado administrava, catimbando, travando. O jogo estava aberto, franco… bem parelho e brigado.

– Aos 41, Tiago fez boa jogada em trama pela direita, Wllliam José finalizou de frente, a bola bateu no rodapé da trave esquerda, correu por cima da linha, bateu no rodapé da trave direita do goleiro Ivan e não entrou. Lance raro, incrível!  Essa… faltou um pouco de sorte. O torcedor gaúcho comemorou como se fosse um gol deles. O tricolor em cima.

  O árbitro deu mais 8 minutos.

– Gol! 2 x 2, Tiago, aos 48min. Bola alçada da esquerda, cabeçada de William José e Tiago escorou dentro da pequena área, um empate mais que justo.

  Os minutos finais foram de grande emoção no Beira Rio, lá e cá. Aos 51’, o garoto Tiago fez grande arrancada, rompeu pelo meio da defensiva gaúcha e quase fez um golaço.  Valeu!  Belo jogo.

*

Destaques

No Bahia, William José jogou muito. Thiago entrou e incendiou. Ronaldo seguro, Árias, Jean Lucas, lampejos de Ademir. Boas substituições, no tempo certo, de Ceni. No Inter, o goleiro Ivan, a entrega total de todos. Allan Patrick e Carbonero jogaram muito. Boas defesas do goleiro Ivan.    

*

Ficha Técnica

O Internacional do treinador Ramon Diaz: Ivan, bruno gomes, Vitão, Mercado e bernabei; Vitinho, Thiago Maia, Allan Patrick e Luis Otávio; Carbonero e Borré (Allan, Richard, Gustavo Prado, Oscar)

– O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, SantiÁrias, David Duarte, Ramos Mingo e Juba (Iago Borduchi); Érick (Acevedo), Jean Lucas e Michel Araujo (Everton); Ademir (Cauly), William José e Pulga (Tiago).

-Arbitragem do Paraná, Paulo Torezim no apito.

*

A rodada 34 do Brasileirão só depois da ‘data Fifa’. No dia 20, na Fonte Nova, Bahia recebe o Fortaleza.

Na tal ‘data Fifa’ a seleção Brasileira, treinada por Ancelotti, faz dois amistosos na Europa, contra times africanos. Dia 15, um sábado, às 13h, em Londres, contra o Senegal e no dia 18, terça-feira, às 16h30, contra a Tunísia.

Os jogadores se apresentam para treinos nesta segunda-feira, dia 10. As novidades são o lateral Juba, do Bahia (sua primeira convocação) e o atacante Artur Roque, do Palmeiras. O lateral Santiago Árias, do Bahia, também convocado pela Colômbia.

**

Outros Jogos da Rodada 33:

– Sport 2 x 4 Atlético MG; Vasco 1 x 3 Juventude; São Paulo x RB Bragantino (às 21h)

No domingo:

                       Vitória x Botafogo (16h); Cruzeiro x Fluminense; Flamengo x Santos;

                       Fortaleza x Grêmio; Mirassol x Palmeiras. 

**

Foto: EC Bahia