ATcom implementa protocolo pioneiro de IA para assessoria de comunicação

  • Post category:NOTAS
No momento você está vendo ATcom implementa protocolo pioneiro de IA para assessoria de comunicação

Com a presença crescente da inteligência artificial na rotina das agências de comunicação, a ATcom – Comunicação Corporativa traz mais uma novidade para o mercado. Com foco em atualizar e aprimorar suas práticas com inovação, a empresa é a primeira agência do setor a lançar o “Protocolo de Uso de Inteligência Artificial em Assessoria de Comunicação”.

A iniciativa tem o objetivo de estruturar e orientar o uso desses recursos, para assegurar as práticas da agência com ética, precisão e credibilidade jornalística. O documento será disponibilizado internamente para a equipe da agência e para clientes, ficando também à disposição de empresas e profissionais interessados como referência.

O material estabelece diretrizes éticas e operacionais para o uso responsável de ferramentas de IA, com princípios orientadores voltados à transparência, garantindo que a comunicação sobre seu uso seja clara; responsabilidade humana, utilizando a tecnologia como suporte e nunca como substituto; ética e autenticidade, preservando a veracidade, a autenticidade e os relacionamentos genuínos.

Fazem parte desses pilares ainda: qualidade jornalística, com a IA como suporte sem interferir na produção humana, que deve ter sempre a prioridade; privacidade e segurança, para assegurar que as informações utilizadas em processos de IA sejam tratadas de forma protegida; e inovação com propósito, para aprimorar eficiência e criatividade.

As orientações do protocolo incentivam o uso da IA de forma planejada com o objetivo de fortalecer a confiança e a responsabilidade, apoiar as decisões humanas, preservar a excelência jornalística e proteger dados e informações.

Outro ponto de destaque é que o protocolo sugere formas eficazes de aplicação dessa tecnologia nas áreas de assessoria de imprensa, planejamento e estratégia, produção de conteúdo, relacionamento com a imprensa e capacitação interna. O material também indica restrições, proibições e cuidados no uso operacional.

Comitê de Inteligência Artificial

O protocolo é uma das iniciativas do ATcom 3.0, movimento com ações que celebram os 30 anos da agência em 2027, e faz parte do Núcleo de Inteligência de Mercado, que, juntamente com outros setores, constitui o Comitê de Inteligência Artificial.

Essa comissão tem participação da diretoria, dos setores de Imprensa e Marketing, e do Núcleo de Inteligência de Mercado, com atuação permanente para atualização do material, na validação de novas ferramentas, na capacitação da equipe e para disseminar práticas essenciais. Fazem parte do Comitê: Cinthya Medeiros, Marcos Silva, Juliana Montenegro e Gina Reis.

Segundo Cinthya Medeiros, sócia-diretora da ATcom, a IA já é uma realidade na área e pode ser utilizada de forma produtiva, mas sempre seguindo critérios claros e seguros.

“Temos um compromisso diário com a reputação e a construção de marcas, e queremos garantir que a utilização da IA siga padrões transparentes e confiáveis, sem perder a essência do que acreditamos na comunicação. Nos quase 30 anos de história da ATcom, esta é uma contribuição que vai além da nossa equipe, e é oferecida como guia de boas práticas para o mercado”, afirma Cinthya.

O protocolo estará disponível para download no link da bio da página da ATcom no Instagram @agenciaatcom. Confira: https://shre.ink/ProtocoloIA.