Museu de Arte da Bahia recebe nesta quarta (26) lançamento do novo livro de Emiliano José

No momento você está vendo Museu de Arte da Bahia recebe nesta quarta (26) lançamento do novo livro de Emiliano José

O auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB) será palco, na tarde desta quarta-feira (26), do lançamento de “Os comunistas estão chegando”, novo livro do jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, Emiliano José. A obra reconstrói, por meio de relatos e documentos, o cotidiano de jornalistas baianos durante a Ditadura Militar, a partir de informações produzidas por um infiltrado do regime nas redações.

Publicado pela EDUFBA, o livro reúne mais de 600 páginas de memórias, perfis e episódios vividos por 18 jornalistas contemporâneos de Emiliano José. “São figuras extraordinárias da história do jornalismo baiano. Não é um trabalho exatamente acadêmico, e sim uma grande reportagem, na qual busquei perseguir a trajetória desses companheiros e revelar suas experiências no fazer jornalístico”, afirma o autor.

A capa apresenta uma fotografia emblemática: o repórter Manoel Porto em uma coletiva com o líder comunista Luiz Carlos Prestes, com o próprio Emiliano ao fundo — uma imagem que sintetiza a atmosfera política e jornalística da época.

O lançamento dialoga com uma produção mais ampla do autor sobre memória, imprensa e ditadura. Emiliano já publicou diversos textos e livros no âmbito da série #MemóriasJornalismoEmiliano, iniciada em 2019 nas redes sociais. “É uma literatura que transita entre a revelação do terror da ditadura e a beleza da atuação dos jornalistas. Também revisito parte do que desenvolvi no mestrado e no doutorado, ao tratar das mazelas e desafios do jornalismo brasileiro”, explica.

Mais do que recuperar episódios do passado, “Os comunistas estão chegando” busca lançar luz sobre dilemas atuais da imprensa, especialmente na relação entre jornalismo, política e poder. O evento no MAB, portanto, deve servir não apenas como resgate histórico, mas como reflexão necessária para o presente.

Emiliano, um dos mais importantes jornalistas baianos, tem 16 livros publicados, sendo o mais famoso Lamarca, o Capitão da Guerrilha. Na sua nova obra estão diversos colegas, a exemplo de Jadson Oliveira, Alex Ferraz, José de Jesus Barreto, Quintino de Carvalho, Césio Oliveira, Gustavo Falcon, Aécio Pamponet, Oldack Miranda, Othon Jambeiro, João Carlos Teixeira Gomes e Sóstrates Gentil.

Com sites – Foto: Divulgação – Mídias Sociais