A presidente do Centro Médico Elsimar Coutinho Day Hospital (CEPARH) e filha do Prof. Dr. Elsimar Coutinho, Charlotte Coutinho, foi homenageada com uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Salvador (CMS), em função da 24º Edição do Prêmio Mulher Que Faz a Diferença na Comunidade e Sociedade”. O prêmio resulta da iniciativa do Projeto Social 1+1 é Sempre Mais Que 2”, que homenageia todas as mulheres que se destacaram em suas atividades profissionais e sociais, realizando ações afirmativas na sociedade. A Moção de Aplausos ocorreu no dia 24 de maio, por iniciativa do vereador Marcelo Maia (PMN).
O projeto social foi criado há 24 anos, como forma de destacar e dar visibilidade a esse universo feminino, que em suas funções profissionais contribuírem para dar a população invisível voz e vez na comunidade.
Para Charlotte, receber a Moção de Aplausos é muito simbólico e é uma forma de reconhecimento ao trabalho que é feito no Centro Médico. Ela também falou sobre os desafios em manter o legado deixado por seu pai.
“É o reconhecimento ao trabalho feito por nós, por toda nossa trajetória e luta pelos direitos das mulheres. Meu pai gostava de lembrar a seguinte frase de Steve Jobs: ‘Os que são loucos o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são os que realmente o fazem’. Ele lutou contra as controvérsias, e vemos o resultado disso inclusive nesse reconhecimento. Na ausência dele, a nossa responsabilidade aumenta muito”, ressalta.
A presidente do Ceparh também destaca a importância do planejamento familiar e lembrou que seu pai foi pioneiro na luta pelo planejamento familiar. “Ele era ainda jovem quando, enquanto farmacêutico e médico, se empenhou em criar métodos anticoncepcionais para proteger e dar empoderamento às mulheres para que pudessem escolher quando ter um filho”, concluiu.
Além da presidente do Ceparh, a Moção de Aplausos também foi direcionada a Agentes de Endemias, Delegadas das DEAMs, à vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Mattos e demais gestoras do município.