Salvador recebe lançamento de primeiro livro de Marcelo Freixo

No momento você está vendo Salvador recebe lançamento de primeiro livro de Marcelo Freixo

Salvador recebe, no próximo dia 11 de junho, o lançamento de “Viver é Perigoso”, primeiro livro de Marcelo Freixo, escrito em parceria com Bruno Paes Manso (“A Guerra: A Ascensão do PCC”, “A Fé e o Fuzil” e “A República das Milícias”) e publicado pela Editora Planeta. O encontro acontece às 19h, no Bar Velho Espanha (Rua General Labatut, 38, Barris), e contará com debate e sessão de autógrafos, com participação de Maria Marighella.

“Viver é Perigoso” percorre a trajetória de Marcelo Freixo como professor, ativista e político a partir de episódios que atravessam a história recente do Rio de Janeiro. O livro revisita momentos como o enfrentamento às milícias, a atuação na CPI das Milícias, os bastidores do sistema prisional e o impacto de casos que marcaram a vida pública brasileira, entre eles o assassinato da vereadora Marielle Franco.

A obra combina análise política e relatos pessoais para apresentar um panorama das transformações sociais e institucionais vividas pelo país nas últimas décadas. Das negociações dentro de presídios ao enfrentamento do crime organizado, Freixo compartilha experiências que ajudam a compreender algumas das principais questões da segurança pública brasileira.

O livro conta com texto de orelha assinado pelo ator e diretor Wagner Moura. “A rebelião em Bangu, a CPI das milícias, os assassinatos de Marielle e Anderson, as campanhas para deputado, prefeito e governador do Rio são fatos que marcaram a história da cidade e mudaram para sempre a vida dele”, escreve. “Este livro é um relato íntimo e de interesse público.”

“Viver é Perigoso” é um convite à reflexão sobre os desafios da democracia, da segurança pública e do combate à violência em um dos períodos mais complexos da história recente do Brasil.

SERVIÇO

Lançamento de “Viver é Perigoso” em Salvador

Data: 11 de junho de 2026

Horário: 19h

Local: Bar Velho Espanha

Endereço: Rua General Labatut, 38 – Barris – Salvador (BA)

Participação: Maria Marighella

FICHA TÉCNICA

Título: Viver é Perigoso
Autores: Marcelo Freixo e Bruno Paes Manso
ISBN: 9788542239614
Páginas: 272
Preço livro físico: R$ 67,90
Editora Planeta

SOBRE OS AUTORES

MARCELO FREIXO é professor, ex-deputado federal (2019-2023) e ex-deputado estadual (2007-2019). Em 2023, foi nomeado presidente da Embratur, cargo que ocupou até 2025. Este é seu primeiro livro, publicado pela Editora Planeta.

BRUNO PAES MANSO é autor de “A Guerra: A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil”, em coautoria com Camila Nunes Dias, “A República das Milícias”, “A Fé e o Fuzil”, entre outros livros. É professor de jornalismo da FAAP e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).