Por Zédejesusbarreto
A França, atual vice-campeã do mundo, é a primeira seleção das quatro que vão disputar as semifinais da Copa/2026, em condições de disputar o título. É a oitava vez que os franceses chegam às semifinais, a terceira seguida. Marrocos, o único africano das oito equipes nas quartas de final, caiu fora. Restam vivos na competição a sul-americana Argentina, atual campeã, e cinco europeus (além da França) em busca do caneco de ouro (Inglaterra, Espanha, Noruega, Bélgica e Suíça).
Os franceses foram superiores em campo, todo tempo, confirmando seu favoritismo. Bom futebol coletivo e muitos talentos individuais em todos os setores da equipe – bom goleiro, zaga segura, laterais eficientes, ótimo meio-campo e um ataque letal. Os jogadores mostram-se empenhados, comemoraram muito o triunfo.
**
Com bola rolando…
Tarde limpa em Boston, estádio lotado, bom relvado, arbitragem argentina (sem problemas). Rivalidade em campo, os atletas se conhecem bem, e uma história política por trás – durante algumas décadas do século passado, Marrocos foi um espécie de ‘condomínio’ de França e Espanha, a independência se deu em 1956.
Marrocos é uma monarquia islâmica, fica ao noroeste alto da África, banhado pelo Atlântico e Mediterrâneo. Mistura de culturas árabes, berberes, europeia. Capital é Rabat, a cidade mais importante é Casablanca.
*
A França dominou a primeira etapa, jogou quase todo tempo no campo adversário, o melhor jogador em campo foi o ótimo goleiro Bounou (o Bono), com cinco defesas difíceis, inclusive o pênalti mal cobrado pelo astro Mbappé; dizem que pênalti mal marcado não entra. Teve até bola no travessão marroquino. O goleiro francês Maignan não trabalhou. Marrocos fechadinho, marcando bem, apostando num contragolpe, num erro francês que não aconteceu. Olise, Koné e Doue os melhores do time francês.
O time norte-africano voltou mais ousado para a segunda etapa, saindo mais pro jogo, pondo correria. E a França ofensiva, ora esbarrando na defesa africana, ora desperdiçando chances, até que, aos 59’…
– Gol! 1 x 0 França. Mbappé, sempre ele, golaço! Da entrada da área, acertou um chutaço pelo alto, na gaveta, sem defesa. Oitos gol na Copa, igualou-se a Messi na disputa pela artilharia.
Abriu-se a porteira. Os marroquinos avançaram as linhas e …
– Gol! 2 x 0 França, Dembelé, aos 65’. Recebeu em velocidade, num contragolpe pelo meio, e bateu de fora da área, seco, rasteiro, de pé direito, no rodapé de Bono, ampliando.
Aos 76’, sentindo algum incômodo (ou poupado), Mbappé deixou o campo, aplaudido de pé nas arquibancadas, dando lugar a Mateta. A França diminuiu o ritmo, plantou-se mais e passou a controlar as ações, gastando tempo, trocando passes, saindo em contragolpes, só na boa, explorando a velocidade de Barcola (entrou no lugar de Doue). E Marrocos foi pra cima, na pressão, em busca de um gol pra … quem sabe?
Destaques pra Mbappé, Dembelé, os craques que decidiram a parada. Mais Barcola, Kounde, Rabiot… o conjunto, o coletivo da equipe do treinador Deschamps
**
O segundo confronto dessas quartas de final é nesta sexta-feira, dia 10, às 16h, em Los Angeles – Espanha x Bélgica, um clássico europeu. Os espanhóis têm uma equipe mais leve e talentosa, mas… é futebol, é copa e o jogo é jogado.
*
No sábado, os dois jogos restantes, definindo os semifinalistas:
– Noruega x Inglaterra, às 18h, em Miami.
– Argentina x Suíça, às 22h, em Kansas City.
*
As semifinais começam na terça-feira, dia 14. E a final, em Nova Iorque, dia 19.
Foto: FFF – Simon Morcel – Divulgação
