PT oficializa candidatura de Lula

No momento você está vendo PT oficializa candidatura de Lula

O Partido dos Trabalhadores oficializou no domingo (2) a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, em convenção partidária realizada em São Paulo. Lula busca seu quarto mandato e terá novamente Geraldo Alckmin (PSB) como vice, repetindo a chapa eleita em 2022.

“Eu peço desculpas pelos erros que eu cometi, peço desculpas pelas coisas que eu não fiz, mas eu quero dizer para vocês que o nosso governo está dando a vocês armas, argumentos que vocês nunca tiveram na história desse país. Vocês têm um governo que entregou mais do que prometeu e que vai entregar muito mais. Só depende de vocês”, disse Lula em discurso para militantes reunidos em convenção no Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo. Havia representantes de PSB, PCdoB, PV, PDT, PSOL e Rede, aliados do PT na eleição presidencial.

No discurso de mais de uma hora, Lula anunciou cinco compromissos em um eventual quarto mandato:

  • “Resolver definitivamente o papel da educação”;
  • criar um programa para idosos;
  • fortalecer a indústria militar;
  • manter a riqueza das terras raras “para os brasileiros”;
  • programas para a transição energética.

Sobre a educação, Lula disse que é um dos motivos de ser candidato pela quarta vez: “Sou candidato pela quarta vez para resolver definitivamente o papel da educação no país”, disse.

Já a respeito dos idosos, o presidente afirmou que a meta é criar um programa voltado a esse público.

“Nossa população envelheceu e nem sempre o filho que ela pariu cuida dela como ela cuidava dele. Nós precisamos criar um programa pro idoso. Mas não para ele ficar em um canto parado, é pra ele até namorar, se encontrar uma parceira”, afirmou.

Se reeleito, segundo Lula, um dos novos focos será o investimento na indústria da defesa.

“Quero pedir para a esquerda parar com essa bobagem de achar que a gente não tem que se preocupar com a defesa. Quero estar preparado para que ninguém invada esse país para levar o presidente, para ninguém ousar se fazer de besta conosco. Precisamos investir na indústria da defesa”, disse.

Nesse momento, Lula citou Nicolás Maduro, ex-presidente da Venezuela, capturado pelos Estados Unidos em janeiro.

Sobre as terras raras, o petista afirmou que a propriedade é do povo brasileiro. “Vou levar a sério esse negócio de terras raras e minerais críticos. Isso é patrimônio do povo brasileiro e quem tem que lucrar com isso é o povo brasileiro. Nem chinês, nem americano, nem francês vão meter o dedo nas nossas terras raras”, afirmou.

Já sobre a transição energética, Lula voltou a defender a soberania: “O Brasil tem que aprender que nós não somos inferiores a ninguém. Isso é complexo de quem não acredita em si próprio”.

Lula também defendeu que o país deve agregar valor à produção e desenvolver tecnologias ligadas a baterias e à transição energética.

Ele disse que só vai divulgar o programa de governo a partir do dia 16, quando a campanha começa oficialmente.

Lula também criticou o atual modelo de distribuição de recursos e a relação entre o Executivo e o Congresso. Ao comentar as emendas parlamentares, afirmou que um eventual quarto mandato será marcado por mudanças nesse sistema.

“Minha quarta presidência é pra mudar muita coisa. Vai ter briga com emenda parlamentar”, afirmou.

O petista também fez críticas ao fundo partidário.

“Esse negócio de fundo partidário não me agrada, está levando os partidos à promiscuidade. Fez todos nós iguais”, disse.

Além dos compromissos, Lula reforçou o combate à violência contra a mulher, afirmou que, aos 80 anos, está em plenas condições físicas para disputar a reeleição, e disse que, se ganhar, “não vai disputar o penta”.

Do g1