A TIM, primeira operadora a cobrir 100% dos bairros de Salvador com a tecnologia de quinta geração, segue expandindo a rede 5G no Estado e ativa o sinal em mais duas importantes cidades: Feira de Santana e Porto Seguro. A novidade vai beneficiar os moradores destes municípios com velocidades até cem vezes superior à do 4G.
Na Bahia, o 5G puro já estava disponível em todos os 170 bairros da capital, além da Praia do Forte, Imbassaí, Costa do Sauípe, Lauro de Freitas e Camaçari. Com as novas ativações, o 5G da TIM já alcança 35 bairros de Feira de Santana e dois bairros de Porto Seguro. Em Feira, a área coberta equivale a 65% do total de bairros da cidade.
A ampliação vem logo após um reconhecimento importante para o trabalho da operadora com foco na qualidade do seviço: a TIM foi vencedora do prêmio “Qualidade Consistente”, conforme último relatório publicado pela empresa de análise de serviços móveis Opensignal. A categoria avalia a frequência com que a experiência dos usuários em uma rede é adequada para atender às demandas dos aplicativos mais exigentes por eles utilizados. A empresa também foi a primeira colocada em “Alcance 5G” e “Disponibilidade 5G”, ratificando a sua liderança na tecnologia.
“A Bahia é um estado estratégico para a TIM e temos investido em infraestrutura de rede para ampliar a cobertura na região. Em junho, anunciamos a ativação do 5G em 100% dos bairros de Salvador e em destinos turísticos como Praia do Forte, Imbassaí e Costa do Sauípe. Agora, pretendemos manter nosso pioneirismo e apresentar aos moradores de Feira de Santana e Porto Seguro uma realidade diferenciada, ainda mais veloz e de qualidade“, afirma Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM Nordeste.
Pioneira no 5G no Brasil, a TIM segue na expansão da tecnologia para 35 cidades. Além das duas novas cidades da Bahia, serão contempladas com a nova tecnologia, cidades de: Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Com a ativação nos novos municípios, a operadora já alcança em torno de um terço de toda a população urbana do país, com mais de 6 mil antenas, o que equivale a quase metade dos equipamentos 5G licenciadas de todo o Brasil, segundo a Anatel. Com isso, a operadora leva uma experiência superior aos seus clientes em 137 cidades atualmente atendidas, incluindo todas as capitais.
Para desfrutar de todos os benefícios da conectividade 5G, os usuários não precisam trocar o chip, basta possuir um smartphone compatível com a tecnologia. A ativação do 5G nas duas cidades faz parte de um amplo cronograma da TIM, que visa oferecer a tecnologia em cidades de diferentes regiões do país.
Liderança no 5G
Desde o início da ativação do 5G no Brasil, há um ano, a TIM mantém a marca de líder na cobertura, com mais de 6 mil antenas licenciadas. O número equivale a quase metade dos equipamentos instalados em todo o país.
Hoje, quase 90% dos smartphones à venda pela TIM são compatíveis com o 5G, sem necessidade de troca de chip. Com velocidade até cem vezes superior à do 4G, a nova tecnologia beneficiará a economia local das regiões atendidas e seus moradores, com facilidades como acesso a teleconsultas de saúde, educação à distância e trabalho em home-office.
A liderança da TIM no 5G faz parte de uma ampla jornada da companhia, que preparou o ecossistema brasileiro para a chegada da tecnologia no Brasil. A TIM foi a única operadora que defendeu a definição do padrão Standalone no país, no estado puro da arte, permitindo que os brasileiros se beneficiassem da tecnologia 5G mais arrojada e de excelência mundial.
Em Feira de Santana, o sinal 5G beneficiará partes dos seguintes bairros:
- Chácara São Cosme
- Jardim Acácia
- Tomba
- Muchila
- Pedra do Descanso
- Calumbi
- Rua Nova
- Jardim Cruzeiro
- Cruzeiro
- Sobradinho
- Baraúna
- Cidade Nova
- Mangabeira
- Conceição
- Santo Antônio dos Prazeres
- 35º BI
- Cis
- Gabriela
- Pampalona
- Campo Limpo
- Parque Ipê
- Campo do Gado Novo
- Asa Branca
- Novo Horizonte
- Papagaio
- Centro
- Queimadinha
- São João
- Caseb
- Ponto Central
- Lagoa Grande
- Capuchinhos
- Brasília
- Serraria Brasil
- Olhos D’Água