Honrando o passado, vivendo o presente e se preparando para o futuro, o Condomínio Edifício Oceania celebrará, no dia 15 de setembro, os seus 80 anos.
Em extensa programação iniciada no dia 14 de agosto, com uma missa de ação de graças na Igreja da Vitória; seguiram-se de 17 a 31 de agosto as primeiras palestras, dentro de um ciclo de palestras, produzidos em conjunto com o Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração da UFBA, em comemoração aos 40 anos do Núcleo e aos 80 anos do edifício, ocorridas na Faculdade de Arquitetura da UFBA, tendo o Oceania e a arquitetura de época como tema principal.
Já no dia 15, acontecerá uma festa de gala para 250 convidados, no seu panorâmico terraço, organizada talentoso Marcos Damásio. Além do supercoquetel, haverá a inauguração do Memorial do Edifício Oceania e descerramento da Escultura em Parede do artista visual Gustavo Maciel, que será a surpresa da festa idealizada pelo seu apaixonado síndico João Pedro de Freitas Cardoso.
Terá ainda a inauguração da Sala do Memorial, em estilo vintage, com consultoria, projeto arquitetônico e execução do Prof. Dr. Mário Mendonça, Dra. Emanuele de Oliveira Teixeira e Dr. Michel Franklin de Almeida Lopes; a concepção, produção de conteúdo e designer do Memorial propriamente dito tiveram a Curadoria de Daniel Rangel e trabalhos de Luiz Teles e João Ramos, respectivamente.
E a programação continua no dia 21, com palestra do ciclo no terraço do Edifício Oceania, com visita guiada ao Memorial; de 22 a 24, acontece uma Feirinha de Artesanato no Largo do Farol, e como fechamento da programação, dia 24, a entrega de gêneros alimentícios não perecíveis recolhidos nos eventos, para entidades e instituições beneficentes da região da Barra e para a Igreja de Nossa Senhora D´Ajuda, que serão distribuídos, respectivamente, na Barra e no Centro Histórico.