Sessão Especial, de autoria do Prof. Bittencourt, em alusão ao Dia dos Direitos Humanos

  • Post category:NOTAS

O vereador Professor Antônio Bittencourt (PDT), promoveu nesta sexta-feira, 1º de dezembro, na Câmara Municipal de Aracaju, uma Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que é comemorado no dia 10 de dezembro.

“A importância de reforçarmos esta data é uma forma de respeito ao estado democrático de direito, em respeito às diversidades, em respeito às diversas etnias. Infelizmente, o mundo estabelece certos percalços e que a gente precisa estar cada vez mais vigilante da necessidade de reafirmar os Direitos Humanos. Portanto, essa sessão é para comemorar esse dia”, disse o vereador Bittencourt.

Homenageados com a condecoração “Anísio Dário”

A Sessão Especial foi marcada por homenagens a algumas pessoas que contribuem ou exercem um papel de representatividade dentro do seu segmento ou comunidade. Elas foram prestigiadas com a condecoração “Anísio Dário”, um operário negro e comunista que foi brutalmente assassinado no Centro de Aracaju, no dia 29 de novembro de 1947. Um episódio que instituiu o Dia Municipal da Promoção da Democracia dos Direitos Humanos.

No segmento da democracia, o homenageado foi o escritor, Gilfrancisco Santos, autor do livro Anísio Dário.

Na pasta da saúde, foram homenageados profissionais que trabalham para o fomento e desenvolvimento da política da Cannabis no município de Aracaju, são eles: Dra. Mirene de Oliveira Morais, Dr. Maurício Lisboa Lobo e Dr. Victor Vilhena Barroso.

Na seara da religiosidade, recebeu a homenagem em plenário, o Pastor Alexandre de Jesus dos Prazeres.

No segmento jurídico, foi homenageada a juíza Rosa Geane Nascimento, pelo trabalho em favor da causa das mulheres no nosso município.

Aos que se dedicam aos Direitos dos Idosos, recebeu a homenagem, a Presidente do Conselho Municipal do Idoso – CMTI, Maria José Matos.

Na pasta da Cultura, o grafiteiro, tatuador e fundador do coletivo Família Laboratório de Arte, Dalvan de Jesus Alves, foi homenageado.

Representando a “diversidade”, foi homenageado Paulo César Ferreira de Queiroz.

A Juventude foi homenageada na figura da Superintendente especial da juventude do governo do estado de Sergipe, Larissa Alves.

No segmento dos líderes de Movimentos Comunitários, foram homenageados a líder comunitária do Mosqueiro, Edilena dos Santos, e representando a comunidade do Japãozinho, Manoel Barros.

E para representar a comunidade LGBTQIAPN+, recebeu a homenagem a representante da assessoria LGBTQIAPN+ da Diretoria de Direitos Humanos, Sabryna de Jesus Santos de Santana.
Foto: Gilton Rosas