Especialista dá dicas para economizar energia elétrica durante o verão

  • Post category:NOTAS

O aumento no consumo de energia elétrica durante o verão e consequentemente o aumento na conta de luz podem pesar no bolso do consumidor brasileiro nos primeiros meses do ano. Além disso, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), a conta de luz pode ficar até 10% mais cara em 2024.

De acordo com o engenheiro eletricista Bernardo Silveira, professor do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, algumas estratégias simples podem ser adotadas pela população em suas residências a fim de economizar energia neste período e durante todo o ano. Confira as dicas a seguir:

Utilizar o ar condicionado de forma racional, evitando deixar ligado na temperatura mínima;
Desligar os aparelhos da tomada, pois mesmo em stand by, o consumo de energia, ainda que menor, continua;
Não abrir a geladeira com muita frequência, pois o calor ambiente impacta na temperatura interna do aparelho, forçando o motor a trabalhar mais;
Realizar, se possível, a troca das lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por lâmpadas de led;
Dar preferência ao uso de aparelhos mais eficientes (com selo A do Procel).

O especialista destaca, por fim, a importância de as pessoas garantirem que as instalações elétricas de suas residências estejam bem projetadas, com circuitos dimensionados de forma adequada, já que o mau dimensionamento pode acarrear em aumento do consumo de energia. “Para tanto é importante utilizar produtos de qualidade e procurar sempre profissionais qualificados que também devem promover a revisão da instalação com frequência, ou seja, fazer a manutenção”, alertou.

Sobre a UniFG

Com 20 anos de história completados em 8 de novembro de 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão através dos seus mais de 30 cursos de graduação ofertados nas cidades baianas de Guanambi e Brumado. Dona de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), a UniFG é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Em 2020, a UniFG se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região. Alunos de Medicina dos municípios em que a UniFG atua ainda contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país.

Atualmente, o centro universitário tem 18 cursos com notas 4 ou 5 na avaliaçao do MEC, entre eles, Direito, Estética e Cosmética e Odontologia, estes, que obtiveram nota máxima do órgão. Em 2022, recebeu 45 estrelas (distrituídas em 14 cursos) na edição do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. Desde 2012 recebe o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece instituições que promovem projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente, entre outros.

Saiba mais em www.centrouniversitariounifg.edu.br

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.