Se o amor está no ar, o bloco é um oxigênio para os foliões que cantam e encantam enquanto desfilam na Avenida, circuito Osmar, dia 8 de fevereiro, mais conhecida como Quinta de Momo do carnaval baiano. Completando duas décadas de desfiles, a agremiação, este ano, rende homenagem a grandes nomes como Tia Ciata, Dona Invone Lara e Gal do Beco com o tema “Uma História de Amor ao SAMBA”
Nelson Rufino, cantor, compositor e a alma do bloco, lembra o crescimento do ritmo como contribuição para o Carnaval da Bahia. “É muita história. Tivemos altos e baixos com a queda das escolas de samba na folia, de onde sou oriundo. No período de queda, surgiram os blocos de samba fomentando a quinta de Momo. Lindo de se ver”, declara.
Com trajetória compondo para a escola de samba Filhos do Tororó, é um dos incentivadores do fortalecimento do gênero no carnaval baiano. Em 2020, recebeu o título de Comendador do Samba da Bahia pelos serviços prestados à cultura. Começou em 1962 uma carreira como jogador de futebol no RJ, mas votou para Salvador, dando inicio a composições sambisticas e ao mesmo tempo trabalhando como metalúrgico, deixando esta profissão em 1985.
Numa lista incompleta de composições, Nelson tem um legado rico. Entre muitos sucessos, o artista tem parceria com nomes como Edil Pacheco, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Roberto Ribeiro, Noca da Portela. Em seus shows não podem faltar no repertório os grandes sucessos “Aruandê”, “Verdade”, “Mel pra minha dor”, ente outros.
Considerado um dos nomes mais expressivos do samba, aos 81 anos, Nelson está cheio de energia e projetos: Dois ensaios gerais, com a chamada Prata da Casa, sendo que o primeiro acontece dia 27 de janeiro, na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho. O show terá a participação de Eduardinho (Fora da Mídia) e convidados. O acesso será mediante a doação de 1kg de alimento.
O bloco mais apaixonado do carnaval baiano, o Amor e Paixão, está comercializando suas fantasias (camisa e chapéu tipo Panamá) na sua loja oficial, que fica no primeiro piso do Shopping Lapa, mas também estão à venda no balcão do Projeto Samba Vivo, no Piso L4 do Shopping Piedade, Ticket Maker, Central do Carnaval e PIDA.