A Vida é dos Espertos?

No momento você está vendo A Vida é dos Espertos?

Por Cláudia Menezes

Tem uma música que eu adoro, El quarto de Tula, cantada pelo Buena Vista Social Clube Candela que se quedo dormida y no apago la vela…e alguns elocubram se Candela dormiu por excesso de cansaço, apenas adormeceu e tantas outras possíveis divagações sobre o fato dela não ter apagado a vela com desfecho final de incêndio… aleatoriamente se questionar as pessoas surgirão diversas ilações …. Assim como desprendemos um tempo (aqueles que o fazem, ha quem só aprecie a sonoridade e o ritmo da música) para refletir sobre Candela ter adormecido e não apagado a Vela. Sempre existem perspectivas, ângulos, panoramas e projeções as mais diversas nas quais com certeza impacta a teoria do espelho.

Eu não sei a opinião de cada um de vocês, sempre achei a frase: “-A vida é dos mais espertos, dos sabidos, dos que levam vantagem, dos que se dão bem as custas dos demais” risível… há quem realmente acredite que está ganhando em cima de algo ou alguém/algo, seja logrando, seja iludindo (penso que está se iludindo) … Há quem defenda a Moral e os bons costumes mas quanto chega a conta de um restaurante não sinalize que falta elementos consumidos na referida conta com a desculpa que o restaurante tem que estar atento… Sempre tem aqueles que se sentem maiores ou melhores porque pensam que enganaram alguém… Aquela velha história de levar vantagem das mais diversas formas sobre outrem…

O Ser se estrutura numa miríade de composições que englobam os valores de cada um, da família, da ética, das vivencias e ao longo do tempo se resume a saber quem se é e o que se deseja…Pessoas sinceras, éticas, responsáveis normalmente são denominadas de bobas, ingênuas, meticulosa e até mesmo outras denominações menos elogiosas. Sim há pessoas ingênuas não discutirei essa questão, quem de nós em alguma situação ou muitas delas não o é?

Vamos conversar sobre atitudes dúbias, desleais, vis, cruéis que travestidas com uma roupagem de malandragem, humor peculiar, personalidade própria passam ou creem que passam incólumes e impunes … Ledo engano até os mais ingênuos/puro/bobos em algum momento se dá conta que aquela malandragem habillé de humor , aquele jeitinho Brasileiro não é algo positivo…Vida que segue…uns reagem vociferando, maldizendo por terem sido ludibriados, outros sorriem (mesmo) na certeza que a Vida devolve na medida exata do que se dá… aquele famoso adagio popular: A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória. Ou ainda parafraseando o cancioneiro popular: quem semeia vento colhe tempestade

Há quem espere uma oportunidade para revidar. Uma parte do grupo dos iludidos ou ingênuos como queira denominar simplesmente deixa acontecer, seguir o rumo, afinal as ações são de responsabilidade de quem as faz. Há quem acredite que somos responsáveis por aquilo que fazemos e também por tudo que permitimos que nos façam.

Em qual ou quais grupos você se enquadraria? A favor ou contra pecadilhos menores/maiores?
—————————————————————-
Médica sanitarista e psicanalista