ABI convoca assembleias para aprovar contas e deliberar sobre impasse com a Prefeitura de Salvador

No momento você está vendo ABI convoca assembleias para aprovar contas e deliberar sobre impasse com a Prefeitura de Salvador

No mês em que completa 94 anos de funcionamento ininterrupto, a programação alusiva ao aniversário e o próprio funcionamento da sede da entidade estão duramente afetados pelo impasse em torno da negociação, com a Prefeitura de Salvador, dos contratos de aluguel do Edifício Ranulfo Oliveira. O assunto foi o principal item da pauta da reunião ordinária mensal da Diretoria Executiva, na quarta-feira 14 de agosto, um dia depois de mais uma reunião sem avanços nas tratativas coordenadas pelo secretário de Governo, Cacá Leão, interlocutor principal do prefeito Bruno Reis neste assunto.

A Diretoria Executiva aprovou a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para o mesmo dia em que os associados se reunirão na Assembleia Geral Ordinária que delibera sobre as prestações de contas e o Relatório Anual de Atividades – o exercício da ABI, segundo o Estatuto, começa em 1 de julho até 30 de junho do ano seguinte.

Segundo o jornalista Ernesto Marques, presidente da entidade, a situação será exposta em detalhes numa assembleia exclusivamente convocada para definir os rumos da mais antiga entidade representativa da comunicação baiana. Além do funcionamento da sede, todos os projetos da ABI, incluindo a Casa da Palavra Ruy Barbosa, foram profundamente afetados ou simplesmente inviabilizados.

“Ainda estamos com todas as nossas obrigações em dia e sem nenhum passivo, de qualquer natureza, mas os prejuízos objetivos e financeiramente mensuráveis se acumulam há 8 anos, sem que a cláusula de reajuste seja cumprida e agora passamos a acumular prejuízos pelas oportunidades perdidas em editais e a própria imagem da entidade, que deveria iniciar os preparativos para o seu centenário”, explica Ernesto Marques.

Segundo o dirigente, a gravidade da situação e a dimensão das decisões por tomar, exigiram a convocação da instância máxima da ABI por envolver o principal ativo, que é o Edifício Ranulfo Oliveira, ícone da arquitetura modernista no Centro Histórico de Salvador, construído depois de uma campanha que durou mais de 20 anos e mobilizou toda a sociedade baiana.
Da: ABI/Foto: Fábio Marconi