ACADEMIA DE CULTURA DA BAHIA PROMOVE ENCONTRO COM LANÇAMENTO E HOMENAGENS

  • Post category:CULTURA
No momento você está vendo ACADEMIA DE CULTURA DA BAHIA PROMOVE ENCONTRO COM LANÇAMENTO E HOMENAGENS
Josué Melo (esquerda) e Benjamin Batista de Macêdo Filho (Presidente da academia)

A Academia de Cultura da Bahia realiza, na próxima sexta-feira, 31 de outubro de 2025, a partir das 15 horas, mais uma edição do seu tradicional Encontro da Última Sexta-feira do Mês. O evento acontecerá no Hotel Portobello, em Ondina, reunindo acadêmicos, escritores, artistas e convidados em uma tarde dedicada à cultura, à literatura e ao diálogo.

A programação terá a palestra do professor Josué Melo, decano da Academia, ex-reitor da UEFS e reconhecido como sergipano-baiano – título honorífico concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Aos 90 anos, o educador e escritor celebrará sua trajetória com a palestra “A Vida Merece um Sim”, título de seu mais recente livro, que será presenteado a alguns dos participantes.

Contará também com a presença da advogada e psicóloga Conceição Castro, que abordará o tema “O que é ser feliz” em uma palestra-relâmpago. As exposições terão duração de 20 a 30 minutos, com espaço aberto para perguntas e interação com o público.

Outro ato será o lançamento exclusivo para membros da academia do livro “A Peleja dos Zuavos Baianos contra Dom Pedro, os Gaúchos e o Satanás” de autoria do jornalista e biógrafo Jolivaldo Freitas. A obra mergulha em um episódio histórico pouco explorado, reafirmando o compromisso do autor com a memória e a identidade baiana.

Durante o encontro, haverá divulgação de novos eventos culturais, sorteio de livros produzidos por acadêmicos da instituição e de outras academias, além de números musicais, declamações, contação de histórias e uma exposição de fotos e documentos históricos.

A cerimônia incluirá ainda a entrega da Beca Acadêmica (Pelerine) e a eleição com leitura biográfica do cantor Xangai, atual Secretário de Cultura de Vitória da Conquista, que está sendo indicado para integrar o quadro da Academia.

O evento reafirma o papel da Academia de Cultura da Bahia como um espaço de valorização da arte, da literatura e das tradições culturais do estado.