Aladilce pede apuração de denúncia sobre Jovem Aprendiz em serviços gerais nas escolas municipais

  • Post category:POLÍTICA
No momento você está vendo Aladilce pede apuração de denúncia sobre Jovem Aprendiz em serviços gerais nas escolas municipais

A denúncia de desvio de função de adolescentes do Jovem Aprendiz em escolas da rede municipal, atuando na área de serviços gerais e não pedagógica ou administrativa, chegou à vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da oposição na Câmara de Salvador. Estarrecida com o pouco caso no trato com jovens em formação, estudantes de ensino médio ou graduação, ela registrou imediatamente queixa junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitando fiscalização urgente e rigorosa. E oficiou o secretário da Educação, Tiago Dantas, para que, tendo por obrigação fiscalizar os contratos celebrados pela administração, verifique a suposta irregularidade, “que tem nítidos traços de racismo e aporofobia”.

O programa Jovem Aprendiz promove a primeira experiência profissional desses adolescentes, muitas vezes na mesma escola onde estudaram. “Não é possível ignorar o impacto dessa medida na autoestima de jovens em formação, mais de 90% deles afrodescendentes de famílias de baixo poder aquisitivo, com expectativas de melhoria da qualidade de vida pela via educacional e do trabalho. Além de desmotivar, o trabalho braçal certamente vai minar esforços para a continuidade da qualificação profissional”, observou Aladilce.

Segundo a vereadora, o programa tem finalidade educacional e ela tem que ser a base dos contratos. Os jovens aprendizes, portanto, têm que ser locados nas atividades ligadas ao ensino, como o magistério, coordenação, gestão, secretaria e outros recursos de atendimento educacional especializado.
Foto: Assessoria