Amazon: falha na nuvem derruba mais de 500 apps e serviços em todo mundo

No momento você está vendo Amazon: falha na nuvem derruba mais de 500 apps e serviços em todo mundo

A Amazon Web Services (AWS), unidade de computação em nuvem da Amazon, enfrentou uma pane nesta segunda-feira (20) que deixou fora do ar dezenas de serviços digitais em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

Por volta das 8h (horário de Brasília), a companhia informou, em sua página de “Integridade de Serviço”, que as plataformas afetadas estavam começando a se recuperar. “Continuamos a observar a recuperação na maioria dos serviços da AWS afetados. Continuamos trabalhando para a resolução total e forneceremos atualizações à medida que tivermos mais informações”, disse a big tech.

O apagão impactou mais de 500 empresas, segundo agências internacionais. Entre os serviços atingidos estão Prime Video, Alexa, Snapchat, Zoom, Duolingo, Fortnite, HBO, Signal, Roku, Roblox, Perplexity, Lyft, Clash Royale, Clash of Clans, Coinbase e Robinhood.

A AWS é uma das maiores fornecedoras globais de infraestrutura digital, oferecendo computação sob demanda, armazenamento de dados e soluções em nuvem para empresas, governos e usuários. O serviço é concorrente direto do Google Cloud e do Microsoft Azure, e falhas como a de hoje costumam causar paralisações em cascata na internet mundial.

Esta é considerada a maior interrupção global de internet desde julho de 2024, quando uma falha na empresa de segurança cibernética CrowdStrike paralisou sistemas de hospitais, bancos e aeroportos em diversos países.