Amigos, colegas e admiradores fizeram as últimas homenagens, na tarde de hoje, 30, à jornalista e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia – Sinjorba, Kardelice Mourão, mais conhecida como Kardé.
Ela faleceu na noite de sábado, 29,. Tinha 65 anos e era uma figura histórica da luta sindical da categoria. A profissional enfrentava complicações decorrentes de um tratamento contra o câncer, agravado por cirurgias realizadas no final de 2024. A cerimônia de cremaçãofoi no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
Kardé formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1981. Atuou em diversos veículos e entidades, entre eles a TV Aratu, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a APLB-Sindicato, o Sindicato dos Bancários da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba).
Em sua passagem pelo Sinjorba assumiu cargos diversos, tendo sido presidente entre 2004 e 2010. Atuou também na diretoria da Fenaj, sendo eleita com destaque para a Comissão Nacional de Ética (2019–2022).
Secretário de Comunicação emite nota
Em publicação nas redes sociais, neste domingo (30), o secretário interino de Comunicação do Estado da Bahia, Luciano Suedde, lamentou a morte da jornalista Kardelícia Mourão, ocorrida na noite deste sábado (29), em Salvador.
“Kardé, como era carinhosamente chamada, foi uma grande e querida amiga. Ela deixa um legado de coragem, ética e compromisso com a democracia e a liberdade de imprensa. À sua família, amigos e colegas de profissão, expresso minha solidariedade e respeito. Sua ausência será sentida, mas sua trajetória seguirá como inspiração para as novas gerações de comunicadores”, destacou Suedde.
O secretário lembrou da atuação de Kardé à frente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que presidiu por dois mandatos, e na diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). “Sua atuação sempre foi marcada pela defesa intransigente da valorização profissional e pela luta permanente por condições dignas de trabalho e respeito à legislação trabalhista”.
Ainda na publicação, Luciano elogiou a jornalista na conduta diária no exercício da profissão. “Profissional de referência no jornalismo baiano, reconhecida por sua integridade, dedicação à verdade e empenho constante em qualificar a prática jornalística. Por onde passou, imprimiu uma comunicação comprometida com as lutas sociais e os direitos dos trabalhadores”.
Presidente do Sinjorba faz homenagem
Moacy Neves, presidente do Sindicato dos Jornalistas fez questão de louvar a luta de Kardé em prol da categoria profissional, falando da sua importância história. Para ele ela era sua mentora e referencial na luta sindical de onde nunca deixou de se fazer presemte.
Foto: internet – Reprodução