Aumento das chuvas renova alerta contra as arboviroses e a raiva entre moradores de Busca Vida

  • Post category:SAUDE

O aumento da intensidade das chuvas na Bahia está fazendo com que a administração do Condomínio Busca Vida (CBV) redobre internamente os cuidados com as arboviroses. As mais comuns em ambientes urbanos – dengue, chikungunya e zika – são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Através de campanhas educativas realizadas em comunicados internos e redes sociais, o CBV relembra algumas dicas importantes e que valem para os condôminos e toda a sociedade, como deixar garrafas e recipientes virados para baixo, tampar tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, colocar areia nos vasos de plantas, retirar sempre a água de pneus e conservar as lixeiras fechadas.

Um outro ponto de atenção no Condomínio Busca Vida diz respeito ao combate à raiva porque morcegos infectados com o vírus foram diagnosticados recentemente pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e houve alerta da Sesab sobre a circulação do vírus em zonas urbanas. Os animais foram encontrados, em sua maioria, em três cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), inclusive Camaçari, onde fica Busca Vida.

Para evitar o contágio em humanos, alguns cuidados são essenciais: manter distância de animais silvestres, como morcegos, micos e raposas, atualizar a vacinação antirrábica em animais domésticos, como cães e gatos, e procurar atendimento médico imediatamente após uma suspeita ou confirmação de mordida.