Autora baiana traz lançamento internacional para Salvador nesta quinta-feira (24) 

  • Post category:CULTURA
No momento você está vendo Autora baiana traz lançamento internacional para Salvador nesta quinta-feira (24) 

Lançado inicialmente na Austrália em português e inglês, o livro Linda’s Weapons and Battles / As Armas e Batalhas de Linda, da autora baiana Celina Basto, terá sua versão digital lançada no Brasil em um bate-papo na próxima quinta-feira (24), às 19h30, no Makerspace ACBEU – Av. Professor Magalhães, 1.520 – Pituba. A obra é a primeira publicação literária da autora, que é Doutora em Administração e membro do Conselho Deliberativo da ACBEU. 

A atividade terá a participação do psicoterapeuta Moacir Oliveira, colaborador da autora nas pesquisas de temas psicológicos e comportamentais que perpassam a narrativa biográfica do livro. Juntos, eles vão apresentar algumas temáticas desta natureza, tratadas no livro em paralelo com a história de Linda, tais como: ”Por que o preconceito em mostrar o corpo como profissão?”, ”Como as meninas têm coragem de explorar em vez de serem exploradas?”, ”Por que meninas e não meninos são dados como escravas?”, entre outros assuntos. 

A obra fala sobre a vivência de Linda, que aos 13 anos precisou viver sua adolescência submetida à exploração do trabalho juvenil e castigos que poderiam ter arruinado sua autoestima se não fosse pela sua resiliência e sonhos que guardava em segredo. Foi o desejo por independência e de ajudar sua família que fez com que Linda usasse suas armas para ganhar batalhas que ela teve que enfrentar com o poder da sua energia feminina. Suas aventuras incluem uma imigração arriscada para a Austrália, sem falar inglês, sem conhecer o país, e a adoção de uma carreira desafiadora na qual ela é bem-sucedida, torna-se a famosa “Granada Brasileira”, ajuda financeiramente seus pais, irmãos e sobrinhos no Brasil e encontra o amor da sua vida com quem constrói uma bela família.  

“Neste livro conto a experiência que tive ao conhecer Linda em um grupo de mulheres na Austrália. Ela era uma das brasileiras do grupo e me chamou a atenção pelo seu jeito espontâneo. Meses depois, em um almoço realizado na casa dela, Linda nos recebeu de pantufas, bem à vontade. Então, passei a ter curiosidade sobre a forma como ela conduzia a vida, seu estilo e forma de viver. Ao contar um pouco sobre suas vivências, Linda ressaltou que sua vida daria um livro, e foi assim que fiz o convite para escrever sobre sua trajetória. Uma história sobre o empoderamento de uma mulher que soube o que queria, e teve o poder feminino como uma capacidade para contornar limites socioculturais para conduzir sua vida.”, explicou Celina. 

Linda compartilhou pela primeira vez sua biografia no ano do nascimento da sua neta. Esta nova vida permitiu-lhe refletir sobre as batalhas que lutou e as armas que empregou. Elas foram adequadas? Resultaram da cultura? Alguém foi ferido? Enquanto ponderava, ela também desejava inspirar outras mulheres compartilhando suas aventuras.

O bate-papo se insere no programa da ACBEU de divulgação e incentivo à cultura.

SERVIÇO

O que: Bate-papo com a autora Celina Basto e lançamento do ebook/versão digital do Linda’s Weapons and Battles / As Armas e Batalhas de Linda. 

Quando: 24 de agosto, às 19h30.

Onde: Makerspace ACBEU – Av. Professor Magalhães, 1.520 – Pituba.

Estacionamento gratuito no local.

Autora 

Celina Maria Fernandes da Cunha Basto - Doutora (2007) e Mestre (1996) em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia, com especialização em Consultoria Organizacional (1984), Estudos Avançados na Oregon State University (1970) e graduação em Administração (1969). Atua como membro do Conselho Deliberativo da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (ACBEU). 

Sinopse do livro 

Um simples barraco no nordeste árido do Brasil foi seu local de nascimento. Linda cresceu como uma criança feliz e hiperativa e começou a trabalhar aos sete anos de idade para ajudar na sobrevivência dos familiares. No entanto, com dez filhos que sobreviveram, a família foi forçada a ceder algumas filhas como pequenas criadas. Linda foi enviada para uma cidade quando tinha 13 anos vivendo uma adolescência submetida à exploração do trabalho juvenil e castigos que poderiam ter arruinado sua autoestima se não fosse pela sua resiliência e sonhos que ela guardava em segredo. Desde então ela usou suas armas para ganhar batalhas que ela teve que enfrentar com o poder da sua energia feminina. Suas aventuras incluem uma imigração arriscada para a Austrália e a adoção de uma carreira desafiadora na qual ela é bem-sucedida, torna-se a famosa “Granada Brasileira”, ajuda financeiramente seus familiares no Brasil e encontra o amor da sua vida constituindo uma bela família na Australia.

Via: Comunicativa