Por Zédejesusbarreto
Após os 15 primeiros minutos de uma partida eletrizante e bem jogada, caiu um dilúvio em Santos e em poucos minutos o gramado ficou impraticável, alagado. Daí, não teve mais futebol, o jogo ficou aos chutões, às trombadas, sob a complacência de um árbitro sem autoridade, sem discernimento. Juba acertou um chutaço e fez 1 x 0. Na sequência, Neymar melou o jogo, fez molecagem, criou confusão com o meia Nestor e terminou expulso no intervalo, com o auxílio do VAR (xingamentos com a mão encobrindo a boca). Triste fim de um ídolo decadente.
O Bahia resistiu, competiu, brigou por cada bola e segurou a vantagem até o último minuto dos acréscimos, pau a pau, quando o Santos empatou numa cabeçada de Rolheiser, livre, após cobrança de escanteio (vacilo na marcação). Dois pontos perdidos ali, que pareciam garantidos; com o triunfo o Bahia subiria para 5ª colocação.
Com o empate, o Bahia continua em sétimo lugar, com 50 pontos ganhos. O Santos está quatro pontos abaixo. Um empate com gosto amargo.
**
Na Vila Belmiro
– Choveu durante o dia no litoral paulista. Em Santos, na hora do jogo, a noite parecia estiada, mas foi por pouco; logo ela chegaria, poderosa. Arquibancadas tomadas, o bom relvado não suportou a tormenta, a drenagem não absorveu a quantidade de água, virou um polo aquético.
– O Santos em fase de crescimento, já brigando por espaço e vaga numa Libertadores em 2027, na cola do Bahia que chegava a essa 32ª rodada em 7º lugar, com 49pontos, sonhando com um posicionamento entre os 5 primeiros. Um confronto direto, duas equipes em tese ofensivas.
– O Santos inteiro de branco; o Bahia de camisetas tri-coloridas, o azul predominante.
*
Com bola rolando …
– O jogo começou a mil, eletrizante. Em menos de um minuto, chance de gol pra cada lado, goleiros trabalhando. Ritmo alucinante. Aos 2min, Pulga foi derrubado na área santista por Coutinho, os tricolores pediram pênalti, o árbitro nem tchum, nada viu. Sem respiro.
– Gol anulado de Neymar, olímpico (?), aos 6 min. O bandeira anotou irregularidade no lance. Coutinho meteu a mão na bola, desviou? Não valeu.
– Aos 11min, após contragolpe em passe longo de Acevedo, a bola cruzada da direita por Kike foi escorada por Veliz, Pulga mergulhou de carrinho na pequena área e perdeu gol feito. Um lá e cá muito louco. Aos 16’, com Ronaldo batido, fora do gol, Neymar tentou, a bola desviou em Kanu e bateu no travessão.
E a chuva caiu, de com força. Mudou tudo.
As duas equipes começaram a cadenciar, até porque a bola já não mais corria pelo chão. Até a visão do campo ficou prejudicada pelo toró. Aos 23’, Ronaldo fez grande defesa, por baixo, em chute cruzado de Gabigol. O gramado encharcou rápido, alagando em muitos pontos, sobretudo pelo miolo, dificultado o toque, a troca de passes. Mudou totalmente o panorama inicial.
– Aos 28, o árbitro fez uma ‘conferência’, com os capitães e alguns jogadores, discutindo uma possível paralização da partida, parte do gramado alagada. Sem condições. Um risco para os atletas. Decidiram continuar, mesmo assim.
– Aos 29’, bola alçada na área santista, Veliz testou, o lance morreu na poça. Na sequência, Neymar atirou a bola de mão num atleta do Bahia e gerou uma confusão, o árbitro perdido, envolvido, sem moral… Virou uma bagunça, não era mais futebol. E o Neymar tomava conta da arbitragem, queria mandar no jogo, às presepadas.
– Gol! 1 x 0 Bahia! Juba, aos 38 min. Bola na área santista, a rebatida ficou presa na poça d’água, na frente da área santista; dali, de prima, Juba encheu o pé e acertou o canto, um balaço!
Os santistas não se conformam, Neymar à frente pressionando, pedindo uma falta que ninguém viu. O gol foi confirmado. E a chuva continuava, pesada. O gramado impraticável. Não teve mais futebol.
No intervalo, Nestor queixou-se do Neymar, nos microfones, por palavras desrespeitosas ditas a ele (Nestor), e ao Bahia, num entrevero que houve em campo entre eles. E os times desceram pro vestiário debaixo d’água, o Bahia na frente, golaço de Juba.
– O jogo começou animado, bem jogado, ofensivo, lá e cá, até cair o toró e o campo inundar. Péssima arbitragem, péssimo comportamento de Neymar em campo, tumultuando, encenando, xingando… péssimo exemplo.
Muito tititi em torno da arbitragem até a retomada do jogo, no segundo tempo, muitos homens empurrando água com rodos. Então, Neymar partiu pra cima do grupo de jogadores do Bahia, sem mais nem quê, a agredir com palavras o jogador Nestor, e fez xingamentos com a mão na boca, o VAR chamou, o árbitro viu e Neymar recebeu cartão vermelho, antes mesmo do reinício da partida (a lei Vini Jr). E o ‘cara’, expulso, foi pra cima, descontrolado, querendo agredir Nestor, empurrando Ceni, mas foi seguro pelos companheiros.
Enfim, finda a presepada, bola rolando no segundo tempo. Haja chuva! Aos chutões, o Santos foi pra cima. O Bahia com um atleta a mais em campo, defendendo-se e contra-golpeando. Aos 8’, Gabigol entrou livre, de cara, bateu em cima de Ronaldo, arrojado.
– Ceni põe Michel Araujo e Moreno, sairam Kanu e Acevedo, ambos já com cartões amarelos. Bolas longas esticadas, alçadas, bicos, raça… e seja o que Deus quiser. A chuva perdeu força, mas o gramado continuava empoçado, sem condições.Mais alma do que técnica.
– Aos 32’, bola alçada na área do Bahia, bola na rede, mas tinham dois santistas impedidos, não valeu. Aos 33’, Ceni lançou Ruan Pablo e Ze Guilherme, mais fôlego, pegada. A essa altura o mais importante era segurar a vantagem.
– Aos 39’, chute perigoso de Rolheiser, Ronaldo espalmou no rodapé. O Bahia chegou com Kike, o chute frontal foi desviado pela zaga. O árbitro deu mais 5minutos. Aos 47’, bomba de Gabigol, Ronaldo espalmou. Daí…
– Gol! 1 x 1 Santos, no último minuto. Escanteio da esquerda, Rolheiser testou livre, acertou o canto. Os santistas festejaram como fosse um título.
O Tricolor deixou escapar os 3 pontos numa bobeira final (falha de marcação).
*
Destaques
-Juba e seu gol, fundamental. A entrega de Kike. A aplicação e raça, determinação de todos. Ronaldo, grandes defesas.
– No Santos, a garra, a vontade, não desistiu até o final. Ponto mais que negativo, desastroso e condenável – as atitudes de Neymar.
*
Ficha técnica
– O Santos de Cuca: Diógenes, Rodinei, J. Alencar, Lucas Perez e Barreal; Gustavo Henrique, Bontempo, Phillipe Coutinho e Cebolinha; Neymar (expulso) e Gabigol. Entraram Roni, Schimidt, Gonzaga, Rolheiser, Caballero)
– O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, Marcos Vitor, David Duarte, Kanu e Juba; Acevedo, Erick, Nestor; Kike, Alejo Veliz e Pulga. (Moreno, Michel Araujo, Ze Guilherme, Ruan Pablo,
– Arbitragem do DF, com Sávio Sampaio no apito. Péssimo, sem autoridade, envolvido todo tempo pelos santistas. Tinha de ter parado a partida, o campo alagado. Neymar apitou o jogo, exagerou no cai-cai, simulando faltas… Uma vergonha! .
*
Pela rodada seguinte, a 33ª, o Bahia recebe o São Paulo, na Fonte Nova, quarta-feira próxima, às 21h30.
**
Outros jogos da rodada 32
– Cruzeiro 1 x 0 Remo; Vitória 1 x 1 Athlético PR; Internacional 3 x 0 Botafogo;
Mirassol 1 x 1 São Paulo; Vasco 3 x 2 Corínthians; Palmeiras 2 x 0 RB Bragantino;
Chapecoense 2 x 1 Fluminense.
Fechando a rodada, na segunda-feira:
– às 19h30, Coritiba x Grêmio; às 20h, Flamengo x Atlético Mineiro.
*
Meus votos de um dia de escolha com Paz e muita sabedoria aos eleitores.
**
Foto: EC Bahia – Catarina Brandão
