Bahia empata com Fluminense num jogaço de seis gols

No momento você está vendo Bahia empata com Fluminense num jogaço de seis gols

Por Zédejesusbarreto

Um jogaço de bola, talvez dos melhores até agora da competição. Seis gols, viradas, muita intensidade do princípio ao fim, emoções até o apito final, tudo o que o torcedor gosta. E aplaudiu no final. O Bahia teve mais volume de jogo, atacou e criou mais, porém levou gols de bobeiras, falta de atenção e marcação… e um frangaço de Ronaldo.  O Bahia, vamos repetir, precisa contratar, faz tempo, um grande goleiro, ou …  De todo modo, o Bahia chegou a 30 pontos, dorme ainda na quarta colocação. 

**

Na Fonte Nova

– Sábado à noite, lua gorda, ceu limpo, bom público nas arquibancadas, gramado linheiro e mastigado nalguns pontos. O Bahia em 4º lugar, com 29 pontos; o Flu em 9º com 23 pontos.  O tricolor baiano com seu novo padrão, todo vermelho-grená, vistoso – homenagem a Glauber – referência ao filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. O tricolor carioca todo de branco.   

*

Com bola rolando

– Começo corrido, brigado, muita marcação. Aos 5 min, Jean Lucas tabelou pela esquerda e cruzou na cabeça de Ademir, livre na pequena área; ele testou por cima, perdeu a primeira chance clara de gol. Um lá e cá, jogo aberto, franco, ofensivo.

– Gol! 1 x 0 Fluminense, aos 9 minutos. Lateral levantado da esquerda, Keno testou pra trás, Cano pegou de primeira, da meia lua, acertando o canto.

– Na sequência, o Bahia tentou responder logo mas Fábio arrojado evitou a finalização de Jean Lucas. Quente, frenético.

– Gol! 1 x 1, Jean Lucas, aos 13 minutos. Boa trama pela direita, o passe preciso de Everto Ribeiro, Jean Lucas desviou de Fabio, a bola ainda bateu na perna de Bernal antes de entrar.

–  Aos 15’, falta alçada por Lima, da esquerda, testada de Tiago Santos, boa defesa de Ronaldo, no canto.

– Um golaço de Everton Ribeiro, a bandeira viu impedimento, o VAR foi acionado. Gol validado!

– Gol! 2 x 1 Bahia, Everton Ribeiro, batendo de chapa pelo alto, encobrindo o goleiro, depois de ótima trama coletiva pelo lado direito. Aos 18minutos. Virada.   

 Ritmo intenso. Como o torcedor gosta, bom de ver.

– Aos 30’, Juba rompeu pela esquerda e bateu cruzado, rasteiro… quase saiu o terceiro. Na sequência, Fidelis puxou um contragolpe em velocidade, pela direita; o chute saiu cruzado, pra fora. O árbitro envolvido, os cariocas simulando, catimbando o jogo.

– Aos 41’, ótima trama coletiva dos baianos, duas tentativas de finalização travadas na zaga. O Bahia em cima, dominante. Aos 44’, Keno puxou o contragolpe pela esquerda, levou a marcação, puxou pera dentro e bateu por cima, com perigo.

  Uma boa primeira etapa, intensa, três gols, bem jogada. O tricolor baiano teve mais posse de bola e finalizou mais. Pena que a CBF escale uma arbitragem sem rodagem, incompetente e inexperiente, muito abaixo do que merece um clássico de tricolores. Destaques: Everton Ribeiro e Jean Lucas decisivos; seguidos de perto por William José. No Flu, o veterano Keno, baiano, o fogoso garoto Fidélis, lateral direito, e o exímio finalizador Cano, argentino, veterano, preciso.

Segundo ato: – Logo aos três minutos…

– Gol! 2 x 2 Fluminense, Cano, limpo, pegando de primeira um cruzamento rasante da direita, acertando o canto. Belo chute. O empate.

 A mesma intensidade. O Bahia foi pra cima. Aos 7’ Juba bate falta na cabeça de Gilberto, a conclusão errada, fora. Aos 12’, Thiago Santos agride sem bola o meia Everton Ribeiro, o árbitro, confuso, deu cartão amarelo, depois o vermelho… por agressão. Foi ver o vídeo, tirou o cartão vermelho, manteve o amarelo.

 Renato põe Hercules, Nonato e Martinelli, três titulares – aos 15 minutos, buscando vencer o jogo. Aos 17’, blitz baiana, Fábio salvou de tapa cruzamento na cabeça de William José. Pressão total do Esquadrão. Por volta dos 25, Ceni também mexeu: Acevedo, Lucho e Cauly em campo.

– Gol! 3 x 2 Fluminense, no vira-vira. Nonato, batendo cruzado, rasteiro, por baixo de Ronaldo, um frangaço!  Aos 28minutos.

– Aos 29’, Lucho recebeu de frente, Fabio salvou. Aos 30’, cabeçada à queima-roupa, Fábio catou. Aos 31’, cabeçada de Lucho, por cima. Aos 33, Michel Araújo em campo. Aos 33’, Acevedo bateu de fora, errou o alvo. Tiago em campo, saiu Ademir. O Bahia na pressão, o Fluminense inteiro na defesa, segurando a vantagem, gastando tempo, administrando.

– Gol! 3 x 3 Juba! Depois de uma pressão total, Gilberto cruzou da direita a bola desviou na zaga e Juba pegou de primeira, de canhota, empatando, aos 44minutos. Golaço e jogaço de bola.

 O árbitro acrescentou 7 minutos e o Bahia em cima, querendo a virada. Eletrizante!

Aos 50’, Jean Lucas ganha no corpo e na velocidade, ia entrando de cara, foi derrubado na meia lua por Freytes; o zagueiro foi expulso. Falta ensaiada, batida forte, por baixo, Fábio catou … e o árbitro apitou o final.

– Destaques:  Jean Lucas, Everton, Juba, o primeiro tempo de W José…  Pena o frango de Ronaldo. No Flu, Cano, pelos dois gols, a aplicação defensiva da equipe.

*

Ficha Técnica

– O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas, Everton Ribeiro (M Araujo); Ademir (Tiago), William José (Lucho) e Kayky (Cauly).

 – O Fluminense de Renato Gaúcho: Fábio, Fidelis, Davi, Freythes e Renê; Tiago Santos, Bernal, Lima e Ganso; Keno e Cano. (Hercules, Martinelli, Nonato, Guga, Cannóbio)

– Arbitragem de Goiás, com Jefferson de Moraes no apito. Fraco, deixando-se envolver na catimba, na pressão dos jogadores. Sem critérios justos, iguais. Uma péssima arbitragem.  

*

– O Bahia volta a campo pelo Brasileirão no dia 16 à noite, em São Paulo, contra o Corínthians.

**

Outros resultados do sábado

– Flamengo 2 x 1 Mirassol; RBBragantino 1 x 3 Internacional; São Paulo 2 x 0 Vitória;

   Fortaleza 0 x 5 Botafogo.  A rodada segue no domingo.

**

Copa do Brasil

– Na próxima terça-feira a CBF define, por sorteio, os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil.  Os clubes classificados:

– Bahia, Atlético Mineiro, Athlético Paranaense, Botafogo, Corínthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco da Gama.  

**

Foto: EC Bahia