Por Zédejesusbarreto
Jogo duro, brigado mas leal, equilibrado, e o empate sem gols, resultado que pode ser avaliado como melhor para o Bahia, fora de casa; podendo agora decidir a vaga para as quartas de final na Fonte, diante de sua torcida, em igualdade de condições. O Bahia foi melhor na primeira etapa, criou as melhores chance de gol; o Santos teve domínio territorial na segunda etapa, apertou mas criou pouco; o tricolor fechadinho suportou bem e só saiu na boa, em contragolpes. O time peixeiro na correria e o Bahia mais bem postado, coletivo, tático, competitivo. Um 0 x 0 justo, pois.
*
Na Vila Belmiro
– Primeiro confronto, valendo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta, decidindo que segue na competição, pelas quartas de final, será no dia 31, na Fonte Nova.
– Tempo limpo, arquibancadas abrigando bom público, gramado nos trinques… Há uma semana, precisamente, pelo Brasileirão, série A, o Bahia levou 3 x 0 do mesmo Santos no mesmo palco.
– O time da casa, o Peixe, de branco. O campeão baiano de camisetas tricoloridas.
*
Com bola rolando …
Um Bahia diferente, mais fechadinho, marcando duro com Rezende voltando ao meio campo, sem dar espaços para as tramas e velocidade dos santistas. Aos 15’, primeira chegada do Bahia, com Jacaré puxando contragolpe e Biel finalizando para boa defesa de João Paulo, no chão, dando rebote; a defesa aliviou. Aos 22’, pressão tricolor, finalização frontal de Vitor Hugo, forte, defesaça de João Paulo.
O Santos chegou a finalizar em gol aos 36 minutos, num vacilo defensivo baiano, mas o VAR, acionado, flagrou o impedimento. Aos 36’, Cauly pegou rebote de longe e o goleiro João Paulo salvou, espalmando, elástico.
Uma primeira etapa bem equilibrada, corrida, disputada, mas o Bahia criou as duas mais claras chances de gol. Destaque para o goleiro João Paulo, com duas defesas difíceis.
*
O Peixe voltou mais ousado, do intervalo, com as linhas de marcação mais avançadas, buscando se impor em casa. Aquela pressão inicial, no recomeço. Ritmo continuou intenso, lances mais duros, faltosos. Até os 15 minutos o Santos apertando, atuando quase inteiro no campo ofensivo.
– Aos 16’, Everaldo puxou o primeiro bom contragolpe, serviu Biel e o chute saiu rasteiro, cruzado, rente ao poste de João Paulo.
Primeiras substituições: Odair Helmann pôs pilha nova: João Lucas e Lucas Braga, no Santos. Chavez e Ademir entraram no Bahia (saíram Ryan e Everaldo), por volta dos 20 minutos. Yago no lugar de Cauly, exausto. Novas caras no Peixe: Ed Carlos e Lucas Barbosa, aos 35 min. Aos 37’, Yago, que acabara de entrar, sentiu uma fisgada e saiu, deu lugar a Arthur Sales. E o jogo foi ficando feio.
Muita transpiração e pouca inspiração; cansaço, trocas; andamento de baba, mais tentativas individuais que coletivas, jogo confuso, chutões, passes errados, tempo passando… oito minutos de acréscimos. Entrou Mezenga, no ataque santista, já aos 47’. Aos 50’, após uma bola larga alçada de esquerda, Mezenga testou no canto mas Marcos Felipe saltou e espalmou a escanteio, garantindo o empate; foi a única defesa de vulto do goleiro tricolor em toda partida.
Deu empate e a decisão acontecerá mesmo na Fonte Nova, pra semana.
*
Destaque para a pegada, a aplicação coletiva do Bahia, todo tempo. A zaga firme, Ryan melhor que Jacaré, Rezende, Biel …
*
Ficha técnica
– O Santos do ‘professor’ Odair Hellmann: João Paulo, Gabriel Inocêncio, Joaquim, Messias e Lucas Pires; Rodrigo Fernandes, Dodi, Lucas Lima; Ângelo, Deivid e Mendoza.
– O Bahia do ‘mister’ Renato Paiva: Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e Victor Hugo; Jacaré, Rezende, Acevedo, Yago, Cauly e Ryan; Everaldo e Biel.
– Arbitragem do DF, com VAR; Sávio Pereira Sampaio no apito.
*
No fim de semana, pelo Brasileirão Série A, o Bahia recebe o Goiás, na Fonte Nova.
*
Outros jogos pela Copa do Brasil:
– Fluminense 0 x 0 Flamengo; Palmeiras 3 x 0 Fortaleza; Grêmio 1 x 1 Cruzeiro (segue);
Ainda: Sport x São Paulo; Atlético MG x Inter; AthléticoPR x Botafogo; Atlético Mineiro x Corínthians.
**
Leão mira o topo
Pela Série B, o Vitória joga na sexta-feira à noite, 19h, contra o Mirassol, no interior paulista, lutando fora de casa para manter a liderança. Valendo pela 7ª rodada. O treinador Leo Condé não contará com o apoiador Rodrigo Andrade, de entrar Fumaça (ou Gegê) no lugar. O Leão baiano tem 15 pontos e o Mirassol 10.
**
Manchester City x Inter de Milão
A Champions League- a Copa dos Clubes Campeões da Europa – já tem final definida. O City de Guardiola, inglês, contra a Internazionale de Milão, do treinador Inzaghi, italiano. A partida das medalhas e da taça, única, será mesmo em Istambul, Turquia, campo neutro.
A Inter superou o Milan, no clássico italiano, com competência; venceu os dois jogos, duros, no majestoso San Siro; e o City massacrou, passou por cima, amassou o grande Real Madrid (4 x 0), em Manchester, na tarde dessa quarta-feira; o primeiro confronto, em Madrid, rendeu um empate, 1 x 1. Guardiola ganhou de Ancelotti.
**
Foto: EC Bahia