Bahia goleia o Grêmio e reanima o torcedor

No momento você está vendo Bahia goleia o Grêmio e reanima o torcedor

Por Zédejesusbarreto

Nada melhor que uma goleada (4 x 0) sobre um adversário forte e de tradição para recuperar a estima do grupo e do torcedor, depois da derrota para o rival do Barradão. O Bahia fez uma partida vistosa, dominante e a goleada poderia até ter sido maior, tal o volume de jogo do Tricolor baiano. Amassou, se impôs, não deu chances ao adversário. Talvez o maior placar do Bahia sobre o Grêmio, no confronto histórico. 

Com o resultado, o Bahia chega a 46pontos e cola no Botafogo, mantendo a 6ª posição, na faixa que garante uma classificação para a Libertadores 2026. 

**

Na Fonte Nova

– Noite domingueira limpa, relvado tapete novo, arquibancadas com público meeiro empurrando o Esquadrão em casa, depois da derrota para o rival no Barradão. O Bahia  mira uma classificação para a Libertadores, então com 43pontos (agora 46pontos), em 6ºlugar. O Grêmio não começou bem a competição mas vivia um bom momento de recuperação – com   36pts, ocupando o 11º lugar. Um duelo de tricolores com histórico de jogo sempre duro. Rodada 29ª.

– Uniformes: O Bahia com seu traje azul ‘superman’ na frente, vermelho nas costas; o Grêmio de camisetas clarinhas (azul bebê), detalhes em azul claro e preto.

*

Com bola rolando

– O Bahia começou na pressão, e já com 1min, um chute de Tiago, da meia lua, passou por cima.

– Gol! 1 x 0 Bahia, Aos 3min. Ademir fez sua ‘fumacinha’ pela direita, rolou do fundo pra trás, Iago Borduchi pegou de frente, a bola desviou na zaga, matou o goleiro.

 O gol estimulou o Grêmio a sair pro jogo, ir pra cima; ficou bom de ver, aberto, ofensivo, lá e cá, pau a pau, corrido.

– Gol! 2 x 0 Bahia, aos 9min. William José pegou uma bomba, de primeira, da entrada da área, aproveitando uma sobra, depois de boa jogada de Michel Araújo. Golaço, acertou a gaveta, pelo alto.  

 – Intenso, corrido, animado.  Por volta dos 20, entrou Camilo, saiu Marcos Rocha, lesionado. Aos 27’, jean Lucas arriscou de fora, deu o goleiro Brendo. Aos 28’, Tiago foi derrubado na área gaúcha, jogadores e torcida pediram pênalti, Claus ignorou. O Bahia continuava melhor, comandando as ações. Aos 32’, Tiago desperdiçou boa chance, tentando bater de prima, na frente da pequena área, mas pegou mal na bola, bateu na zaga.

 – Aos 39’, outra boa jogada de Ademir levou a marcação pela direita, bateu cruzado, pelo alto, o goleiro espalmou. Na cobrança do escanteio, Tiago finalizou de frente, o zagueiro salvou em cima da linha, o goleiro já vencido. Um Bahia dono da bola, atuando mais no zampo adversário. Só nos últimos minutos o time gaúcho chegou em bolas cruzadas, umas duas alçadas de escanteio, sem sustos.

  Um primeiro tempo de domínio do esquadrão; dois gols e cabia mais pelas boas chances criadas, posse de bola, movimentação, intensidade. Atuações destacadas de Acevedo, Jean Lucas, Ademir… e o golaço de William José.

 Segundo ato – Mano Mezes fez substituição, colocou o ágil Amuzu e foi pra cima, precisava atacar. Aos 3’, Tiago fez boa jogada pela esquerda, a zaga gaúcha salvou; dois escanteios seguidos pro Bahia, deram em nada. Aos 5’, chute de longe de Camilo, Ronaldo espalmou. Na sequência, contragolpe baiano, Michel Araujo e o goleiro, a cavadinha cobriu o arco; uma chance incrível desperdiçada pelo Bahia.

 – Bom ritmo, jogo aberto, franco. Aos 10’, Jean Lucas deixou Ademir de frente, o chute desviou na zaga e passou rente. Outra chance de gol clara. O Bahia melhor.

– Gol! 3 x 0 Bahia, em bela cabeçada de David Duarte, após cruzamento preciso de William José. Aos 12min.

– Aos 13’, Grando de tapinha evitou o quarto, após finalização de Tiago. O Esquadrão atropelava e Manu Menezes tratou de substituir mais 3 – Cristaldo, Oliveira e Lucas em campo, depois dos 15’. Os gaúchos tentando avançar as linhas, avançar, incomodar um pouco. Um Bahia mais postado.

– Depois dos 20’, Ceni trocou: entraram Nestor, Sanabria e Kayky; saíram Jean Lucas,  Ademir e Tiago. Aos 24’, Amuzu disparou de frente, forte, errou o alvo. O Bahia voltou a pressionar, acuando. Cauly em campo, saiu Michel Araújo, aos 28’. Aos 31’, cabeçada de Mingo, Grando salvou no rodapé. O Bahia já trocando mais passes, administrando a vantagem.

  – Aos 35’, novamente Camilo arriscou de longe, forte, Ronaldo trabalhou bem. Aos 43’, belo chute de Acevedo, de longe, o goleiro espalmou.  Aso 44’, novamente Acevedo, Brendo trabalhando.

– Gol! 4 x 0, aos 48’. Nestor completou, depois de uma trapalhada da zaga gaúcha e boa penetração em troca de passes do Esquadrão. Goleada definida, melhor placar do Bahia até agora na competição.  Poderia ter sido mais, tal a superioridade dos baianos.     

*

Destaques

Estupenda partida de Acevedo.  Bem Ademir, David Duarte, Jean Lucas, Michel Araujo… O coletivo, a aplicação, a intensidade de jogo.

O Grêmio de Mano Menezes não viu a cor da bola.

*

Ficha Técnica   

– O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, Gilberto, Davi Duarte, Ramos Mingo e Iago Borduchi; Acevedo, Michel Araújo (Cauly), Jean Lucas (Nestor); Ademir (Kayky), William José (Ruan Pablo) e Tiago (Sanábria).

– O Grêmio do técnico Mano Menezes: Grando, Marcos Rocha (Camilo), Gustavo, Kannemann e Marlon; Noriega, Edenilson e Cuéllar; Pavon, Carlos Vinicius e Aravena. (Amuzu, Cristaldo, Oliveira, João Lucas)…  

– No apito, o paulista Raphael Clauss. Manhoso, conciliador, aliviou, fez vistas grossas pra algumas infrações dos gaúchos.  

*

 Na sequência, o Bahia enfrenta o Internacional, quarta-feira à noite, ainda na Fonte Nova.

*

 Nesta segunda-feira, dia 20, às 20h, Santos x Vitória, na Vila Belmiro.

 Ainda na segunda, fechando a rodada 29:

 -Juventude x RB Bragantino; Vasco x Fluminense.

*

Os jogos definidos da rodada:

– Cruzeiro 1 x 0 Fortaleza; Corínthians 1 x 0 Atlético MG; Flamengo 3 x 2 Palmeiras;

  Mirassol 3 x 0 São Paulo; Internacional 2 x 0 Sport; Ceará 0 x 2 Botafogo.

*

O Palmeiras lidera a competição, com 61 pontos; Flamengo na cola, com o mesmo número de pontos, um triunfo a menos; Cruzeiro, 56; Mirassol, 52; Botafogo, 46; Bahia, 46. São os seis primeiros colocados.  

*

Curtas:

– Simplesmente deplorável a atuação da arbitragem no jogo Flamengo x Palmeiras. O soprador de apito Wilton Pereira Sampaio e o VAR definiram a partida no primeiro tempo. Péssimas arbitragens brasileiras.

– Em tempo: Não torço pro Palmeiras.

 – No mais, esse Pedro, centroavante do Flamengo, joga muito. Inteligente, goleador, técnico. Olho nele, Ancelotti.

  – E o Mirassol continua impossível; destruiu o São Paulo, em casa. 3 x 0 foi pouco.

**
Foto: Letícia Martins/EC Bahia