Por Zédejesusbarreto
O Bahia até que jogou bem, correu, encarou o Galo no terreiro mineiro, teve chances de um resultado melhor mas… mais uma vez, levou um gol ( 1 x 0 ) num vacilo de marcação, desperdiçou chances evolta pra casa, termina a primeira fase da competição na beira da zona do rebaixamento, com riscos de entrar na temível Z-4 ainda nessa rodada. O time até ronda, corre, assedia o adversário, mas finaliza pouco e mal, não tem um centroavante brigão, finalizador, e Ademir continua devendo, e muito. O treinador precisa achar alternativas na frente ou …
*
O líder sobra
– O Botafogo/RJ, absoluto, líder com folga (47 pontos ganhos, 16 à frente do Flamengo, segundo colocado) abriu a rodada vencendo o Internacional no Engenhão, 3 x 1 de virada, e um segundo tempo exuberante. Um futebol diferenciado, competitivo, veloz, pegada forte e bastante objetivo. A rodada segue.
*
No Mineirão/BH
– Dia dos Pais, jogo às 11h da manhã de domingo, sol maneiro, calor, um bom público, presença de tricolores, gramado verdinho mas, aqui e ali, mastigado, fofo; a rodada 19, fechando o chamado primeiro turno, metade da competição.
– O Galo mineiro em campo com 24 pontos (foi a 27), no meio da tabela de classificação, em fase de crescimento; o Bahia lá em baixo, 18 pontos, beirando a zona, precisando pontuar, com o desafio de ganhar mais uma fora de casa. Não deu.
– O Atlético com seu preto&branco listrado tradicional, o Bahia de camiseta branca com aquelas duas listrinhas finas horizontais no peito em vermelho e azul.
*
Com bola rolando…
– O Galo tomando as iniciativas desde o começo, mas o Bahia encarou, cauteloso mas ousado. Bom ritmo. O Tricolor finalizando mais, sem sucesso. Aos 13’, Paulinho testou o goleiro Marcos Felipe, bola espalmada. Jogo franco e veloz, bom de ver. Aos 19’, o Tricolor entrou trançando, Cauly pegou de prima, da entrada da área, passou rente, com perigo. Equilibrado.
– Aos 32’, quase o gol Tricolor (Cauly); aos 34’, bom cruzamento de Camilo, da esquerda, faltou o centroavante na pequena área atleticana, pra empurrar. Depois da reidratação o Bahia caiu de intensidade. Sol subindo, temperatura alta, desgaste.
Uma boa primeira etapa, parelha. O Bahia até jogou mais próximo da área inimiga, mas faltou qualidade na finalização e carecemos de um centroavante ativo, brigão. O Galo sempre perigoso com Hulk e Paulinho, fortes e velozes. Zero no placar.
*
Solarão, o jogo voltou no mesmo ritmo, mas… a marcação baiana afrouxou.
– Gol! 1 x 0, Paulinho, aos 3 min. O Galo entrou tabelando, pelo miolo, Hulk deixou Paulinho de cara, Vitor Hugo tentou cortar e não alcançou.
Aos 8’, o Bahia quase empatou; Ademir costurou e bateu forte da meia lua, o goleiro deu rebote e Thaciano do fundo, da direita, arrematou, a bola atravessou de um lado a outro, quase na linha fatal, faltou o pé do centroavante pra empurrar. O Tricolor foi pra cima e o Galo, então fechadinho atrás, marcando duro, gastando tempo e já apostando nos contragolpes em velocidade, como Felipão gosta.
– Aos 22’, a defesa baiana adiantada, Paulinho entrou livre, de cara, mas parou na saída precisa do goleiro Marcos Felipe, evitando o segundo. O Galo cozinhou, administrou e … venceu. O Bahia tentando e nada. O Galo perigando nos contragolpes. Um ‘gude preso’. Desolo.
*
Destaques
– Thaciano, Cauly, Rezende, Kanu – brigaram e correram muito. Os inócuos Ademir e Everaldo nada produziram.
No Galo, a força de Hulk, Paulinho … os dois fizeram a diferença.
*
Ficha técnica
– Atlético, o Galo mineiro do técnico Felipão: Éverson, Mariano, Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Igor Gomes, Bataglia e Pavón; Hulk e Paulinho (Edenilson, Patrick).
– O Bahia do ‘mister’ Renato Paiva : Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cândido; Rezende, Thaciano, Cauly; Ademir, Ratão, Everaldo. (Jacaré, Citadini, Mingotti, Yago)
– Arbitragem: Sávio Pereira Sampaio, com auxílio do VAR (inseguro, deixa-se envolver pelos atletas reclamões, Hulk querendo apitar. Caseirinho).
*
– O Bahia abre o returno, rodada 20, na Fonte Nova, domingo, dia 20, às 16h, contra o tinhoso RB Bragantino/SP.
**
Copa do Mundo Feminina/FIFA – Oceania
Semifinais definidas, com três seleções europeias – Espanha, Suécia e Inglaterra e a surpresa, a anfitriã Austrália, que detonou a favorita França em cobrança de pênaltis. Teremos, pois, uma campeã mundial inédita.
– Espanha x Suécia, no Edden Park, Nova Zelândia, na terça-feira, dia 15, às 5h.
– Austrália x Inglaterra, em Sydney, na Austrália, na quarta, dia 16, às 7h.
**
Libertadores
A Conmebol divulgou datas e horários dos jogos das quartas de final da Libertadores/2023. Nessa fase estão três times brasileiros: Fluminense, Internacional e Palmeiras.
– Terça (22/8) – 19h – Bolívar x Internacional
Quarta (23/8) – 21h30 – Deportivo Pereira x Palmeiras
Quarta (23/8) – 21h30 – Boca Juniors x Racing
Quinta (24/8) – 21h30 – Fluminense x Olimpia.
**
Foto: EC Bahia