Bahia Original expõe mais de 4 mil peças de artesanato

  • Post category:ECONOMIA
No momento você está vendo Bahia Original expõe mais de 4 mil peças de artesanato

showroom de artesanato Bahia Original foi inaugurado na quarta-feira (22), no no piso L2 Sul do Shopping Barra. A iniciativa é resultado de parceria do Sebrae Bahia com o Sistema Faeb/Senar. Mais de 4 mil itens estão em exposição na loja para serem comercializados. Os artesanatos foram criados por cerca de 80 unidades produtivas de todas as regiões da Bahia, totalizando cerca de 200 artesãos participantes. O showroom fica disponível até janeiro.

O espaço oferece cerâmicas de Maragojipinho; rendas de Saubara; cestarias de piaçava de Ituberá; peças produzidas com couro de tilápia, de Paulo Afonso; bolsas e variados artefatos produzidos com palha de coqueiro; bijuterias; e muitos outros produtos.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, que também preside a Faeb, disse estar impressionado com as oportunidades de negócios que o artesanato tem gerado e destacou o valor do segmento para o público feminino. “Muitas mulheres às vezes ficam à margem do processo produtivo, dependentes de seus companheiros, mas o artesanato representa uma inclusão de gênero muito importante”, disse.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, pontuou que a exposição reflete não só o talento dos artesãos, mas também espelha os conhecimentos que adquiriram sobre gestão de negócios. “O Sebrae e o Sistema Faeb/Senar começaram esse projeto há alguns anos e a continuidade tem sido positiva. A exposição é a oportunidade de os artesãos mostrarem o belo resultado das capacitações das quais participaram no Sebrae”, comentou.

O diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, destacou a importância da parceria com o Shopping Barra, que cede gratuitamente, por três meses, o espaço para a exposição. “Esse apoio do shopping já virou tradição. Com isso, a gente consegue montar uma loja para mostrar um pouco do trabalho que o Sebrae tem realizado ao longo dos anos, com a Faeb e o Senar”, disse.

A coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Bahia, Tatiana Martins, lembra que a cada ano aumenta a quantidade de artesãos no Bahia Original. Ela explica que a maioria dos produtos resulta das consultorias tais como o Sebraetec e outros treinamentos especializados. “O showroom é um modelo de loja que é uma central de comercialização feita pelos próprios artesãos. Eles fazem toda a gestão, desde o recebimento dos produtos, embalagem, precificação (para o atacado e para o varejo) e venda”, revela.

Marialba do Sacramento começou a fazer peças de crochê e tricô aos 7 anos de idade. Ela integra o grupo de artesãos responsáveis pela organização do showroom e produziu para a exposição carteiras e nécessaires feitas com aproveitamento de resíduos (fios e tecidos). “O Sebrae vem profissionalizando o artesão e isso é uma forma de valorização pra nós. E estar aqui é um meio de escoar o produto num espaço em que existem grandes grifes. Com isso, nos sentimos privilegiados”, avalia.

SERVIÇO
O quê: Showroom de Artesanato Referência do Projeto Bahia Original
Onde: Shopping Barra, L2 Sul
Quando: até janeiro de 2024