A Bahia está cada vez mais digital. Pelo quinto ano consecutivo, o Governo do Estado figura entre os cinco estados mais bem colocados no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, que avalia e premia os estados que se destacam nas suas políticas de transformação digital. A premiação, concedida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), aconteceu hoje (8), durante o 51º Secop – Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, na cidade do Rio de Janeiro.
“Essa conquista é fruto de um esforço coletivo. Estamos avançando nesta agenda com a meta de novos serviços digitais e uma forte cooperação interinstitucional, da qual destaco o apoio da Secom (Secretaria da Comunicação Social) e da Prodeb (Companhia de Processamento de Dados da Bahia), e a liderança do nosso governador, com seu compromisso amplo e profundo com a transformação digital. O que nós queremos é que a Bahia avance com um governo mais centrado no cidadão, integrado, transparente e confiável”, afirmou o secretário da Administração, Edelvino Góes, que participou da premiação, juntamente com o presidente da Prodeb, José Rebouças.
Na Bahia, o avanço das políticas de transformação digital tem rendido posição destacada no ranking nacional e a performance tecnológica do Estado que vem se consolidando ao longo dos anos – 2ª lugar em 2021 e 4ª lugar em 2020, 2022 e 2023. O resultado é creditado às políticas públicas na área de transformação digital desenvolvidas pelo Governo, através da Secretaria da Administração (Saeb) em parceria com Prodeb, e, em especial, ao desempenho da plataforma eletrônica BA.GOV.BR, que reúne todas as informações e serviços digitais do Estado da Bahia. Em 2024, a Bahia alcançou a posição de 5º lugar no ranking.
Lançada em julho de 2018, a plataforma, que nasceu como SAC Digital, teve sua tecnologia aprimorada e em novembro de 2023 foi rebatizada de BA.GOV.BR, passando a concentrar todos os serviços digitais e informações do Governo do Estado da Bahia. Já são mais de 460 serviços digitais, com mais de 5 milhões de cidadãos cadastrados na plataforma, que traz uma série de transformações na maneira como o Estado lida com o cidadão – desde a redução de custos com papel, energia elétrica e logística até a forma como o governo gerencia e fornece os serviços públicos.