Bahia registra primeiras suspeitas de intoxicação por metanol; país já soma 113 notificações

No momento você está vendo Bahia registra primeiras suspeitas de intoxicação por metanol; país já soma 113 notificações

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (3) que a Bahia notificou seus primeiros casos suspeitos de intoxicação por metanol. Entre eles, estão uma internação em Salvador e uma morte em investigação em Feira de Santana.

De acordo com o balanço nacional, já são 113 notificações em todo o país. Até o momento, 11 casos foram confirmados, todos em São Paulo, que concentra também a maioria das suspeitas: 101 registros, dos quais 90 ainda em apuração.

Além da Bahia, que soma dois casos, Pernambuco notificou seis suspeitas, o Distrito Federal dois, e Paraná e Mato Grosso do Sul um cada. Entre as ocorrências, 12 correspondem a mortes: uma confirmada em São Paulo e 11 em análise — oito em São Paulo, uma em Pernambuco, uma na Bahia e uma em Mato Grosso do Sul.

Monitoramento e medidas emergenciais

Para acompanhar a situação, o Ministério da Saúde criou uma Sala de Situação extraordinária, com monitoramento em tempo real, e determinou que estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas.

A pasta anunciou a compra de 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, considerado antídoto para intoxicação por metanol, e negocia a aquisição de mais 150 mil. Também busca no exterior o medicamento fomepizol, indicado para casos graves e de produção restrita.

Orientação à população

Os boletins com atualizações serão divulgados diariamente, às 17h. O ministério reforça que a principal fonte de contaminação são bebidas alcoólicas adulteradas e recomenda atenção imediata a sintomas como náusea, dor abdominal, tontura e dificuldade visual após ingestão de álcool.

Foto: Freepick