Por Zédejesusbarreto
Numa peleja difícil, encardida, o Bahia venceu de virada o Bragantinio (2 x 1), na pressão da torcida, manteve a invencibilidade em casa (é o melhor mandante da competição), chegou a 52 pontos ganhos e está mais que nunca na briga por uma vaga direta na Libertadores da América/2026, mantendo a 5ª posição na tabela de classificação.
Foi um jogo brabo, o time paulista bateu muito, catimbou, correu uma barbaridade e fez 1 x 0 no primeiro tempo. Mas o Bahia foi absoluto na segunda etapa, comandou e pressionou. Ceni foi feliz nas substituições e William Jose marcou dois, completando jogadas tramadas pelas laterais, com Juba, Everton e Tiago. Grande triunfo, o torcedor em festa, tricolorindo a noite na cidade.
**
Na Fonte Nova
– Céu azul, calor (27 graus), tarde de domingo, dia dos finados. Relvado nos trinques, arquibancadas tri-coloridas, bom público (mais de 43 mil presentes), 31ª rodada.
– O Bahia ocupando o 5º lugar, defendendo espaço na zona de classificação para a Libertadores/2026. O RB Bragantino, de treinador novo, em 12º lugar, 36pontos, buscando pontos para subir na tabela.
– Uniformes: O Bahia de azul, o Bragantino de branco com detalhes em vermelho.
*
Com bola rolando…
– O time da casa com Pulga de volta e Everton Ribeiro no banco. Do outro lado, o estreante e matreiro Mancini mexeu bastante na equipe, taluda, estilo pegador. Um começo onde logo se viu a marcação alta e dura do Braga, duas faltas em Pulga em 45 segundos de jogo; e correria, dificultando o toque de bola tricolor. Alix, aos 4 min, recebeu cartão amarelo, na 3ª falta dura sobre Pulga (que vem de lesão, parado há 2 meses).
– Aos 7’, Juba bateu falta, alçando na área, a cabeçada de David Duarte carimbou a trave, depois de brilhante defesa de Claiton. Na resposta, a defesa baiana exposta, Sacha entrou de cara, Ronaldo triscou e a bola foi na trave. Dois lances de emoção, lá e cá. Jogo ofensivo, aberto, franco, intenso. Aos 9’, defesaça de Ronaldo, após cobrança de escanteio e cabeçada certeira de Sacha, no canto.
O Tricolor com mais posse de bola, atuando mais no campo inimigo, mas o Braga marcando forte e perigosíssimo nos contragolpes. Então, numa escapada…
– Gol! 1 x 0 Bragantino, aos 20 min. Mateus Fernandes, completando na pequena área uma jogada de força e velocidade de Mosquera, pela esquerda, ganhando de Santiárias.
Bem ao estilo Mancini, aos 25min, um bafafá entre jogadores, empurra-empurra por conta de um jogador paulista caído. Disputa pegada, renhida. Com o gol, os paulistas se fecharam, sem pressa e sem dar espaços para penetração do adversário, matando as jogadas com faltas e apostando nos contragolpes em velocidade, aos chutões pra frente. Aos 32’, após trama e cruzamento da direita, Pulga tentou na pequena área, errou por pouco na finalização.
– Aos 39’, Kayky fez boa jogada, bateu no gol travado pela zaga e sentiu a perna; entrou Tiago. O Braga já na cera, gastando tempo, travando, picotando com faltas seguidas.
Um primeiro tempo complicado para o Bahia. O Bragantino marcou alto e duro, travou o jogo com faltas, dificultando de toda forma o toque de bola tricolor, que tomou as iniciativas mas não conseguiu penetrar, finalizou pouco. O meio campo do Bahia não conseguiu jogar, não achou espaço, sem sair da marcação. O gol saiu de uma jogada de Mosquera em cima de Árias, que perdeu no corpo a corpo. Jogo aberto, indefinido e muito difícil para o Bahia, que desceu pra merenda levando 1 x 0 ferrado.
Segunda etapa – No Bahia, Michel Araujo entrou no lugar de Nestor que pouco jogou. No recomeço, Pulga mais pela direita, Tiago na esquerda. Os paulistas atrás, na pegada, haja falta, gastando tempo. O tricolor em cima, apertando. Quinze minutos e pouco futebol, pancadaria (uma vergonha!), cera e bola parada. E o tempo passando, torcedor inquieto.
– Aos 18’, depois de uma ratada, outra, de SantiÁrias, Fernando teve a chance de ampliar, mas demorou e o lateral colombiano salvou na hora do arremate. Aos 20’, uma bomba de Jean Lucas, fora do alvo. Aos 22’, trama de Tiago com W José, apareceu o goleiro Claiton.
– Aos 25’, Ceni lançou Cauly e Érick, saíram Acevedo e Pulga. Aos 27’, chute de longe de Árias, Cleiton catou.
– Gol! 1 x 1, William José, de cabeça, escorando ótimo cruzamento de Juba, pela esquerda. Aos 30min. Mais justo, pelo volume de ações do tricolor.
– O Tricolor dominante, assediando, torcedor empurrando. Aos 37’, cabeçada de David Duarte, em escanteio, Cleiton defendeu.
Aos 41 min entrou Everton Ribeiro (depois da cirurgia de tireoide), aplaudido, saiu Jean Lucas. O Bahia no ataque, inteiro, na pressão. O arbitro acrescentou mais 6.
– Gol! 2 x 1 Bahia, aos 46min. William Jose, comletando na pequena área uma trama de Éverton Ribeiro, cruzamento de Tiago. A virada! O torcedor enlouquecido.
*
Destaques
William Jose, dois gols, jogou muito. Ronaldo, David Duarte, Juba, Jean Lucas, Pulga.
Tiago, Cauly entraram bem. E a volta de Everton, em 15 minutos mudous as feições do jogo.
O Bragantino bateu demais, fez o antijogo e o treinador Mancini pagou por isso no final, levando a virada.
*
Ficha Técnica
– O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, SantiÁrias, David Duarte, Ramos Mingo e Juba; Acevedo (Erick), Jean Lucas, Nestor; Kayky (Tiago), William José, Pulga (Cauly).
– O RB Bragantino do técnico estreante Mancini: Cleiton, Hurtado, Alix, Pedro Henrique e Vanderlan; Gabriel, Erik Ramires (Mateus Fernandes/Fabinho), Capixaba (Praxedes); Mosquera (Fernando), Sasha (Pitta) e Lucas Barbosa.
– No apito, o veterano, rodado e conciliador Marcelo de Lima Henrique/CE.
*
Na rodada seguinte, a 32ª, o Bahia encara o Atlético ‘Galo’ Mineiro, em BH – quarta-feira, dia 5 de novembro, às 20h.
**
Outros jogos da rodada:
– Cruzeiro 3 x 1 Vitória; Santos 1 x 1 Fortaleza; Flamengo 3 x 0 Sport;
Mirassol 0 x 0 Botafogo. Corínthians 2 x 0 Grêmio; Ceará 2 x 0 Fluminense.
Na noite de domingo: Internacional x AtléticoMG; Juventude x Palmeiras;
Vasco da Gama x São Paulo.
**
– O lateral esquerdo Juba e o meio-campista Jean Lucas, do Bahia, estão na lista de pré-convocados do treinador Ancelotti, para os dois amistosos da Seleção Brasileira, na Europa, contra seleções africanas: Senegal, em Londres, e Tunísia em Lille, na França. Os jogos acontecem nos dias 14 e 18 de novembro, ’data fifa’.
E como foi bom ver Éverton Ribeiro de volta, depois de uma delicada cirurgia, retirando a tireoide. Um atleta exemplar.
**
Foto: EC Bahia – Rafael Rodrigues

