Bahia vence Criciúma e está nas oitavas

No momento você está vendo Bahia vence Criciúma e está nas oitavas

Por Zédejesusbarreto
Com competência, estratégia de jogo inteligente e bom futebol o Bahia venceu o Criciúma em Santa Ccatarina (2 x 0) e está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Um triunfo incontestável. O time só precisava de um empate (já vencera na Fonte Nova por 1 x 0) mas em nenhum momento jogou pelo regulamento, abdicou de atacar, vencer. Os gols saíram já no final da segunda etapa, quando o Tigre avançou inteiro, e o Tricolor matou em dois contragolpes bem tramados. Faz tempo que não víamos um Bahia tão competitivo em campo, jogando bem dentro e fora de casa.

 *  

 No Heriberto Hülse

 – Tempo instável no interior de Santa Catarina, começo com chuva fina renitente, noite fria, campo de jogo curto, gramado verdinho e liso, molhado, escorregadio e arquibancadas de amarelo, com espaços vazios; Jogo decisivo, valendo vaga nas oitavas de final da competição. No primeiro confronto, na Fonte Nova, o Tricolor venceu, 1 x 0. Ceni com o desfalque do centroavante Everaldo, com fissura numa costela não viajou, e também a ausência do zagueiro Cuesta.  

  –  O “Tigre” de Santa Catarina com seu tradicional traje em amarelo/preto e branco, o Bahia inteiro de branco.   

*

Com bola rolando …

– Mal começou… o VAR acionou o árbitro numa disputa de Ratão com Bolasie na área do Bahia, os catarinenses pedindo pênalti, mas o atacante estava em posição de impedimento. Como era esperado, aquela pressão inicial do time da casa, ganhando no corpo-a-corpo e alçando bolas, a torcida incentivando. Um Bahia sem pressa, tocando e postado para contragolpes. Equilíbrio.

 – Aos 17’, o Tricolor na trama chegou bem pela esquerda, Thaciano disparou e o goleiro Gustavo espalmou a escanteio. Aos 18’, Cauly tentou da entrada da área, a bola desviou na zaga. A essa altura o Bahia mais próximo da área inimiga, com mais posse de bola. Aos 23’, num bate-rebate confuso da defesa baiana, o chute perigoso de Viseu, encaixe de Marcos Felipe no chão. Aos 27’, Gustavo evitou o gol de Cauly, de cara, após boa trama pela esquerda. O Criciúma respondendo com passes esticados pelos lados e bola cruzadas. Sem predominâncias, bem jogado.

 – Aos 37’, Jean Lucas despontou pela esquerda, o goleiro saiu nos pés dele, salvou. Aos   39’, cabeçada no gol de Viseu, totalmente impedido, não valeu. Aos 41’,  Cauly limpou na meia lua e bateu de canhota, por cima.

   Um bom primeiro tempo. O Bahia surpreendeu, jogando pra cima, querendo ganhar, ao invés de atuar atrás, pelo empate (que lhe favorecia). Teve mais posse de bola e criou boas chances de marcar. O Criciúma marca bem, corre muito, tem bom goleiro e periga nas bolas longas e cruzamentos pelo alto. Indefinido, limpo, poucas faltas.

   Segunda etapa – O Tigre voltou aceso, forçando, tentando se impor fisicamente. O Tricolor retornou mais fechadinho, valorizando a posse de bola. Aos 13’, Clauss apitou pênalti (?) numa bola que teria tocado no braço de Árias, mas o VAR mostrou que bateu no corpo do lateral, foi escanteio apenas. Aos 15’, Mateuzinho e Eder no Criciúma, saíram M. Gabriel e Barreto; o Tigre mais ofensivo, mais atacantes em campo.

– Aos 17’, avançada de Árias pela direita, o chute frontal de Cauly, grande defesa de Gustavo. Aos 23’, após um erro de passe defensivo do Bahia, quase o Criciúma marcou, Ronald parou em Marcos Felipe. Aos 26’, Mateuzinho ficou de cara, Marcos Felipe fechou o ângulo, o chute fatal não saiu. Aos 28’, novamente Cauly; tentou encobrir o goleiro a levantou demais, por cima.

  – Olhe o VAR! No abafa, outra alçada, bola na rede, dois jogadores do Criciúma impedidos. Com a crescimento e o volume de jogo do Criciúma, todo em cima, Ceni mexeu: Rezende, Carlos da Pena e Biel em campo (saíram Thaciano, Caio Alexandre e Everton Ribeiro), mais fôlego – aos 36 minutos. Era preciso voltar a equilibrar, incomodar o adversário. A torcida agitando. Na pressão. Ao tudo ou nada.  

– Gol! 1 x 0 Bahia, aos 44 minutos. De Pena, de tapa, no canto, completando um contragolpe e o passe precioso de Biel, da esquerda.  

  Clauss acrescentou 7 minutos. Aos 46’,  quase Estupinam ampliou; outra grande defesa de Gustavo.

– Gol! 2 x 0 Bahia, Jean Lucas, aos 48’. Outra boa jogada de Biel pela esquerda, Jean Lucas recebeu na área, limpou e bateu certeiro, no canto, definindo.

  O Bahia segue, merecidamente, jogou bem.      

 *

Destaques

– Partidaço de Árias! O miolo de zaga, sem reparos. Juba eficiente. O incansável Jean Lucas, a classe de Everton Ribeiro, Cauly, a luta de Ratão. Entraram muito bem Biel e Carlos da Pena.  O coletivo, a boa leitura de jogo e estratégias de Rogério Ceni.  

*

Ficha Técnica

– O Criciúma do treinador Cláudio Tencatti: Gustavo, Claudinho, Rodrigo, Wilker Angel e Hermes; Barreto, Meritão, Felipe Mateus e Marquinho Gabriel; Bolasie e Viseu. (Mateuzinho, Eder, Ronald, Trauco,

– O Bahia de Rogério Ceni: Marcos Felipe, Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro (De Pena), Cauly (Estupinam) e Thaciano (Biel) ; Ratão (Ademir).

 – No apito, o paulista/Fifa Rafael Clauss, com VAR.

*

 Os próximos jogos do Bahia:

 – Bahia x CRB de Alagoas (Copa do Nordeste, semifinal), domingo, dia 26, às 16h, na Fonte Nova, casa cheia; Dia 2 de junho, Série A: Atlético MG x Bahia; dia 13, na Fonte Nova, Bahia x Fortaleza; Dia 16, em Santa Catarina, Criciúma x Bahia.

*

  As equipes já classificadas para as oitavas da Copa do Brasil:

– Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corínthians, Atlético MG, Bragantino, Atlético GO, Palmeiras, Bahia…

**
Foto: EC Bahia