Por Zédejesusbarreto
Um ótimo resultado, pelos pontos ganhos, por ter sido fora de casa e contra um adversário tradicional, 2 x 0 sobre o Grêmio do posudo Renato Gaúcho. E equipe de Ceni fez uma partida inteligente, dominou o primeiro tempo, sobre administrar bem o segundo tempo e o nosso goleiro garantiu atrás. Dois gols de Thaciano, um em cada etapa, lances de brilho de Everton e boa partida de Everaldo. O Grêmio, por conta dos compromissos pela Libertadores, lançou um time misto, levou gols e lançou alguns titulares, mas deu Bahia, sem grandes sufocos.
Com o resultado, o Tricolor baiano foi a 38 pontos ganhos, ocupa o 6º lugar, já voltado a encostar no grupo dos quatro primeiros. Uma boa campanha, como há muito não se via.
*
No Alfredo Jaconi/Caxias do Sul
– Tarde de sábado limpa no frio da Serra Gaúcha, arquibancadas cheias, gauchada azul presente, bom relvado.
– O Grêmio, equipe bem mesclada, com sua tradicional beca tricolorida, o Bahia inteiro de branco com detalhes em azul e vermelho.
*
Com bola rolando …
– O Bahia começou bem à vontade, linhas avançadas, trocando passes. Boa chance aos 14’, em boa arrancada de Caio Alexandre, que livrou-se dos marcadores e bateu seco, rasteiro, da entrada da área, a bola riscando o rodapé de Kayki. O Grêmio em banho-maria, marcando, fechadinho, na espera de um erro, um vacilo para o contra-ataque. Aos 22’, Cauly concluiu uma boa trama arriscando da meia-lua, por baixo, passou perto. Aos 27’, em boa trama de Everton e Santi Árias; o chute cruzado de Eve passou pelo goleiro mas parou na trave gaúcha. Só aos 38’ o Grêmio assustou com um chute forte, frontal de Du Queiróz que cobriu o poste de Marcos Felipe.
– Gol! 1 x 0 Bahia, aos 45’. Thaciano, fechando da esquerda e testando ótimo cruzamento de Everaldo, após puxada de contragolpe de Everton e boa trama coletiva.
O Bahia foi superior na primeira etapa, conseguiu impor seu estilo, com mais posse de bola, domínio das ações, criando boas chances. O Grêmio marcando, fechando os espaços, contra-golpeando sem muita inspiração. Destaque para o toque de classe de Everton Ribeiro, diferenciado, e a boa movimentação de Everaldo.
Segundo tempo – Renato, atrás no placar, trocou dois no intervalo, investindo na laterais, com a entrada de Gustavo Nunes e Nathan, avançados. Logo no retorno se viu a postura mais agressiva dos gaúchos, espetados, incomodando na frente, dificultado a saída de bola defensiva baiana. Outro panorama. Aos 7’, Gustavo ficou de frente mas chutou mal. Aos 10’, o Bahia respondeu com duas tentativas de finalização de Cauly, ambas travadas pela zaga gaúcha.
Por volta dos 15’, Ceni acionou De Pena e Ratão, na clara tentantiva de retomar o controle do meio-campo. Saíram os destaques da primeira fase, Everton e Everaldo. Há uma perda de qualidade técnica mas um ganho de fôlego, competitividade. Aos 20’, Marcos Felipe evitou o embate, numa defesa de reflexo, chute forte frontal de Nathan.
Na sequência, Renato decidiu por fogo no jogo, tirando o lateral Fábio, pondo o veloz atacante venezuelano Soteldo; os gaúchos todos na frente, tentando virar o jogo, a essa altura com o domínio das ações. O Bahia precisava voltar a jogar, sair de trás, fustigar…
– Gol! 2 x 0 Bahia, Thaciano, de novo, de cabeça; escanteio cobrado da direita e ele antecipou-se, subiu antes do zagueiro, ampliou, aos 30minutos. (nem comemorou, em respeito à camisa gremista, com a qual se projetou).
Com o placar adverso, Renato pôs Arezzo e Cristaldi em campo, ao tudo ou nada. Ceni triou Thaciano (missão cumprida) e colocou Iago Borducchi. Aos 36’, De Pena deu um passe errado, displicente e Cristaldo despejou de fora, assustando. Os gaúchos foram pro desespero, ao abafa, na pressão, Marcos Felipe trabalhando. Aos 40’, Rogério, providencial, pôs Yago Felipe e Lucho Rodrigues, sairam Caio e Cauly.
Aos 42’, o goleirão Kayki pegou, no susto, no reflexo, a finalização de cara de Lucho, evitando o terceiro gol do Bahia. Aos 44’, outra boa defesa de Marcos Felipe, catando cabeçada perigosa de Arezzo.
*
Destaques para o bom desempenho de Marcos Felipe, a primeira etapa de Everton, os dois gols de Thaciano, a aplicação de todos, as boas intervenções de Ceni.
*
Ficha técnica
– O Grêmio de Renato Gaúcho: Kayki, Fabio (Soteldo), Natã, Rodri Ely, Guilherme; Monsalve, Du Queiroz, Pepê (Gustavo), Aravena (Cristaldo), Diego Costa (Arezzo), Fernandez (Nathan).
– O Bahia de Ceni sem novidades: Marcos Felipe, Santi Árias, Gabriel Xavier, Kanu, Juba; Caio Alexandre (Yago), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Carlos De Pena) e Cauly; Thaciano (Iago) e Everaldo (Ratão).
– Mateus Delgado Candançan no apito.
**
Pela próxima rodada, Bahia x Botafogo RJ, domingo à tarde, na Fonte Nova.
– O Vitória joga na segunda-feira à noite, contra o Cruzeiro, no Barradão
Foto: Foto: Rafael Rodrigues