Por Zédejesusbarreto
Jogando um futebol vistoso, envolvente, o Bahia venceu o Vasco (2 x 1) com competência e bom trabalho coletivo, mantendo a longa (18 jogos) invencibilidade perante sua torcida e saltando para o topo da tabela, com 24 pontos ganhos, ao lado do Flamengo (líder, por conta do saldo de gols). O torcedor tricolor está nas nuvens, há muito não víamos uma equipe como essa, tão guerreira e jogando tão bom futebol. Parabéns ao trabalho do treinador Rogério Ceni. Foi um belo jogo, corrido, bem disputado, gostoso de ver.
*
Na Fonte Nova
– Noite de inverno, tempo instável, gramado com alguns pontos mastigados (Rogério Ceni andou reclamando, pedindo cuidados com o relvado), arquibancadas cheias (mais de 40 mil presentes) .
– O Bahia defendendo a invencibilidade em casa e sua manutenção no grupo de cima da tabela, o G-4; o Vasco renovado, animado depois de um tempo na zona de baixo, a Z-4, aplicou uma goleada 4 x 1 no São Paulo, em São Januário.
– O Bahia de camisetas brancas, calções em azul; O Vasco de camisetas pretas com a tradicional faixa branca em diagonal, no peito, calções brancos.
*
Com bola rolando …
Um começo de ações equilibradas, bola no chão, mas logo aos 7 minutos…
– Gol! 1 x 0 Bahia, Thaciano, pegando de fora da área, forte e por baixo, a bola desviou no caminho e entrou no canto.
Gol levado, o Vasco adiantou suas linhas e passou a fazer uma marcação mais dura, deixando o jogo mais pegado. Aos 17’, numa boa arrancada de Gilberto/Everaldo pela direita, Thacaiano pegou firme, de frente, para boa defesa de Leo jardim, rebatendo; Cauly pegou o rebote, bateu por cima. Na resposta, contragolpe fulminante do Vasco, duas defesas de Marcos Felipe, rebote e …
– Gol! Vasco, 1 x 1, aos 21’; cruzamento de fundo, da esquerda, goleiro e defesa baiana desarrumadas, Paulo Henrique apareceu na pequena área, escorando, sem goleiro. Empate.
– Aos 24’, Cauly da esquerda rolou para o chute de Jean Lucas da entrada da área, nas mãos de Leo Jardim. Jogo aberto, corrido, ofensivo, um lá e cá. Aos 30’, depois de uma troca de passes envolvente, Cauly encheu o pé, da meia lua, e acertou o travessão de Leo Jardim. Pela trama, seria um golaço. Aos 32’, Cauly ficou de cara, tentou encobrir o goleiro, cobriu o travessão. Aos 40’, Juba atravessou da esquerda, na cabeça de Gilberto, livre, de cara, pra fora. Chance clara, perdida. Aos 42’, outra de Cauly, defendeu Leo jardim.
Um Bahia superior, com o controle das ações, posse de bola, trocando passes, envolvendo, criando boas chances de golear mas… 1 x 1 no placar, no intervalo. Não é só jogar bem e bonito, é preciso fazer gols. Os cariocas tiveram uma chance, fizeram, nós marcamos um, metemos uma na trave e desperdiçamos algumas. Toda uma segunda etapa pela frente.
Segundo tempo – O Vasco retornou trabalhando melhor a bola, melhor arrumado, marcando alto, brigando, tentando atrapalhar a saída de bola e a troca de passes do tricolor. Emparelhou, igualou as ações. Aos 8’, David teve boa chance de finalizar, mas o chute saiu por cima. Aos 9’, Everton Ribeiro costurou a defesa carioca e rolou para Jean Lucas, de cara, limpo, na linha de pequena área… e ele perdeu, chutou pra fora (!!!). Aos 15min, David fez uma falta mais escandalosa que violenta em Gilberto, recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso. O Bahia com um a mais em campo.
– Aos 17’, Ceni pôs Ademir, Biel e Oscar Estupinam em campo. Em busca do triunfo. Saíram Gilberto, Thaciano e Cauly. Em tese, mais velocidade pelos lados, na pressão. O treinador carioca pôs sangue novo, fez três substituições, não recuou. Ceni então lançou Carlos, o de Pena no meio-campo tricolor, no lugar de Jean Lucas.
– Aos 27’, ótima jogada de Biel, cruzamento de fundo, Estupinam bloqueado pelo goleiro Leo Jardim, salvador. Aos 29’, uma bomba de Biel de longe, Leo jardim espalmou. Os cariocas jogando com raça e inteligência, segurando mais a bola, mascando, gastando tempo. O Bahia naquela pressão. Aos 38’, Juba achou Everaldo do outro lado, o chute foi na rede, por fora.
– Gol! 2 x 1 Bahia, Estupinam! Aos 41min, escorando ótimo cruzamento da esquerda, no chão, de Biel.
Os cariocas quase empatam aos 47, com Vegetti. Aos 48’, Estupinam entrou livre, de cara, chutou em cima do goleiro, que saiu bem, abafou. E o Bahia venceu mais uma na Fonte, na cabeça da tabela.
*
Destaques
Caio Alexandre, Juba, o primeiro tempo de Cauly, Everton Ribeiro; Marcos Felipe e o miolo de zaga sem erros. Claro, o bom trabalho de Rogério Ceni, mais uma vez os que entraram na segunda etapa decidiram.
*
Ficha Técnica
– O Bahia do treinador Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto(Ademir), Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandres, Jean Lucas (Estupinam), Everton Ribeiro e Cauly (Biel); Thaciano (Carlos de Pena) e Everaldo.
– O Vasco do treinador Rafael Paiva: Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, João Victor, Lucas Piton, Mateus Carvalho, Hugo Moura, Guilherme Estrella, David (expulso), Adson e Vegetti. (Leandrinho, Puma, Ze Gabriel , Sforza, Ryan)
– Arbitragem paulista, com João Victor Gobi no apito.
*
– Na 13ª rodada, dia 30, domingo, às 16h, São Paulo x Bahia, no Morumbi.
– Outros jogos da rodada 12:
Botafogo 2 x 1 Bragantino; Cruzeiro 2 x 0 AthléticoPR; AtléticoGO 1 x 1 Grêmio;
Juventude 2 x 1 Flamengo; Corínthians 1 x 1 Cuiabá; Fortaleza 3 x 0 Palmeiras;
Internacional 0 x 1 AtléticoMG.
*
Nesta quinta, dia 27jun, Vitória x Fluminense, no Maracanã (12ª rodada).
**
Foto: EC Bahia – Letícia Martins