Botafogo derrota o Leão na Toca e assume a liderança

  • Post category:ESPORTES
No momento você está vendo Botafogo derrota o Leão na Toca e assume a liderança

Por Zédejesusbarreto
Numa partida renhida, com chuva, sangue e pênalti perdido, o Botafogo venceu o Vitória (1 x 0) no Barradão e assumiu a liderança do Brasileirão, colado com o Palmeiras. O Vitória estacionou em 15º lugar, a três pontos da zona do desespero. O Leão encarou, fez um jogo brigado no meio-campo, igual, mas finalizou pouco, as chances que teve foram na manjada bola aérea, com W. Leonardo se projetando para as cabeçadas. Foi pouco. O time da estrela solitária foi mais agudo e mais eficiente, até perdeu um pênalti. O torcedor apoiou mas saiu frustrado com o resultado.

*

Classificação

– Botafogo e Palmeiras, com 32 pontos, lideram; Flamengo com 31 e Bahia, em quarto, com 30 pontos.  O Vitória estacionou em 15º, com 15 pontos (três acima do Corínthians, que é o primeiro da zona).  

*

No Barradão

– Lua nova, noite instável de inverno, público empolgado, casa quase cheia (mais de 17 mil presentes). Gramado mastigado e bem pesado com as chuvas.

– O Botafogo na briga por posições no topo da tabela, o Vitória em fase de recuperação, tentando se afastar o máximo da zona da confusão, a Z-4.

– O Leão baiano todo de branco, detalhes em vermelho & preto; o Botafogo com seu tradicional preto&branco listrado.   

*

Com bola rolando …

 O treinador do Vitória optou por um time bem encorpado no meio-campo, tentando ganhar a disputa física com os cariocas onde se criam as jogadas. Começo aberto, pegado, ofensivo e bem equilibrado.

– Logo aos dois minutos, escanteio levantado fechado por Mateuzinho, Wagner Leonardo fez carga no goleiro e Alerrandro empurrou para as redes, mas o árbitro apontou a falta do zagueiro do goleiro, a despeito da chiadeira dos rubro-negros. Aos 5’, a resposta, com cruzamento de Savarino, no chão e o chute de Junior Santos, de frente, por cima. Aos 13’, Savarino levantou falta da intermediária, Barbosa subiu só e cabeceou na rede, por fora. Aos 32’, finalização de Savarino nas mãos de Lucas Arcanjo. Aos 38’, boa trama do Leão, cabeçada de Mateuzinho nos braços de John.  

– Por volta dos 40’, bateu chuva gorda e as arquibancadas esquentaram, incentivando o Leão, que a essa altura já ocupava mais o campo inimigo, como sempre usando do expediente de bolas alçadas. Gramado mais escorregadio.

  Boa primeira etapa, bem parelha. Até os 30 o time da ‘estrela solitária’ teve as iniciativas, chegou mais; a partir daí o Leão foi melhor, embora sem conseguir penetrar e finalizar bem. Empate justo. Destaques para a pegada de marcação do Rubro-negro e atuação individual de Mateuzinho.

  Segunda etapa – A chuva cessou. Os cariocas voltaram acesos, mas a primeira boa chance foi de Alerrandro que chegou a limpar a marcação, ficou de frente e bateu por cima, aos 4min. Na resposta, Junior Santos foi travado por PK na hora do chute fatal. Um recomeço animado, corrido. Aos 6’, após bola levantada, Eduardo escorregou na pequena área na hora de finalizar. Aos 8’, Gregore foi calçado por Alerrando na linha lateral da grande área baiana, o bandeira apontou a falta, o árbitro consultou o VAR e marcou pênalti.

 – Perdeu! Eduardo correu para bater a penalidade, chutou por cima e caiu sentindo a coxa. Um estirão ou distensão muscular, foi retirado de campo e substituído, aos 12’.    

 Por volta dos 15’, substituições dos dois lados.

  – Gol! 1 x 0 Botafogo, aos 16 min; Savarino, aproveitando um rebote de Lucas Fonseca, após chute forte e por baixo de Tchê-Tchê. Um falha de saída de bola defensiva do time baiano.

   Ao Leão, em casa, com a equipe mais inteira e o apoio das arquibancadas cabia ir pra cima, buscar o empate a qualquer custo. O Botafogo baixou suas linhas, fechou-se mais e apostava num contragolpe, num novo erro defensivo do Leão. A torcida inquieta. Carpini, já que nada acontecia, lançou Jean Motta (saiu William) e Everaldo no lugar de Alerrandro. Ao tudo ou nada. E tome-lhe bola alta, cruzamentos sobre a área carioca. O Botafogo administrando a vantagem, marcando e trocando passes.

– Aos 43’, na ensaiada bola alçada, falta levantada da intermediária, testada de Wagner Leonardo, espalmada de John; na sequência, Jean Motta pega de canhota a cobrança de escanteio, a bola desvia nas costas de Hernandez e bate na trave. Quase o empate. Gregore subiu com William, cabeça com cabeça, corte profundo no supercílio de Gregore, jogo paralisado (aos 49’). Carpini pôs Ze Hugo, já aos 50’.  Doze minutos de acréscimos.

 Destaques

 Que partidaça do volante Gregore, incansável. Savarino, Junior Santos… No Vitória, Mateuzinho.    

*

Ficha técnica

– Vitória de Carpini: Lucas Arcanjo, Cáceres, Lepo, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan (Ze Hugo), Leo Naldi (Fábio), William, PK (Janderson) e Mateuzinho; Alerrandro .

– O Botafogo do treinador A Torres Amorim: John, Mateo Ponte (Damian), Halter, Barbosa e Marçal;  Gregore, Marlon Freitas (Diego Hernandez), Luiz Henrique (Oscar Romero) e Savarino;  Eduardo (Tchê-Tchê) e Junior Santos.

– No apito, Ramon Abatte Abel.   

*

O próximo confronto do Rubro-negro baiano é contra o Fortaleza, no Ceará. Na quarta-feira da semana que vem.   

O Bahia joga no sábado à tarde (jogos seguidos a cada três dias), na Fonte Nova, contra o Cuiabá.

**

Outros jogos da rodada

– Bahia 3 x 1 AthléticoPR; Vasco 2 x 0 Corínthians; Cruzeiro 2 x 0 Grêmio;

  Palmeiras 3 x 1 AtléticoGO; Flamengo 1 x 2 Fortaleza; Criciúma 1 x 1 Fluminense;

Atlético Mineiro 2 x 1 São Paulo.

**

 Finais no domingo

 Saem os campeões da Copa da Europa e da Copa América.

 Às 16h, na Alemanha, Espanha x Inglaterra; às 21h, nos EUA, Argentina x Colômbia.

Foto: EC Botafogo

*