Os motoristas que realizam o transporte de madeira de eucalipto entre as áreas de colheita e a fábrica não conduzem seus caminhões sozinhos. Pelo menos, é a sensação que eles têm com um sistema de inteligência artificial que conta com câmeras que ajudam a monitorar e emitem alertas, em tempo real, sobre eventuais sinais de cansaço, sonolência e outros desvios de atenção. A ferramenta de tecnologia embarcada é positiva também para as pessoas que moram nas comunidades por onde passam as composições e para outros usuários do trânsito, uma vez que, além de acompanhar as condições físicas do motorista, emite alertas sobre limites de velocidade de acordo com cada região que ele está percorrendo.
O suporte aos condutores é fornecido por operadores que atuam 24h na Central Integrada de Monitoramento, registrando os alertas e tomando as medidas preventivas necessárias. Estas centrais são mantidas pelas próprias empresas contratadas para o transporte de madeira para a fábrica de celulose solúvel, no Polo Industrial de Camaçari, que compartilha as informações semanalmente com a Bracell.
Jaime Heidgger Júnior, gerente de Logística Florestal da Bracell Bahia, ressalta que o uso da tecnologia aliado à atuação de monitores qualificados reforça o rígido controle dos critérios de segurança no transporte de madeira. Segundo ele, 100% da frota terceirizada responsável pela logística florestal, composta por cerca de 100 carretas de três empresas parceiras, contam com os dispositivos nos caminhões.
“As câmeras possibilitam enviar alertas sonoros e comunicações para a central, caso, por exemplo, o veículo invada a pista contrária ou viaje em comboio, quando fica muito próximo de outro caminhão”, explica Heidgger.
Ainda segundo ele, o sistema também permite criar “cercas virtuais” que delimitam regiões habitadas, especialmente na zona rural, em que o motorista deve respeitar o limite máximo de 10 km de hora, o que evita poeira, ruídos excessivos e riscos à segurança de monitores e animais domésticos. Atualmente, são mais de 100 “cercas” (poligonais) já delimitadas referentes a localidades por onde transitam ou já transitaram veículos de transporte de madeira.
Heidgger acrescenta ainda que o sistema indica, por exemplo, o uso de celular e de cigarro durante o deslocamento dos veículos e até mesmo a ausência do motorista no veículo. De acordo com ele, as prestadoras de serviço e a própria Bracell são permanentemente informadas sobre quaisquer ocorrências que possam representar ameaça à segurança dos motoristas e demais usuários das vias.
Natural da cidade baiana de Entre Rios, o motorista Antônio Brito, conhecido como Nilo, 38 anos, é casado e tem um filho de 5 anos. Atuando no transporte de madeira desde 2009, ele acredita que, por aumentar a confiança e segurança dos condutores, “o sistema veio para mudar a vida do motorista e a história do transporte, que alerta sobre cansaço, limites de velocidade e outras situações que podem afetar a segurança”.