Brasil vence Colômbia com gol de Vini Jr já nos acréscimos

No momento você está vendo Brasil vence Colômbia com gol de Vini Jr já nos acréscimos

Por Zédejesusbarreto

Foi sofrido, difícil, a seleção brasileira brigou muito mas não fez um futebol vistoso, não se impôs, e sofreu com o bom e tinhoso time da Colômbia; mas conseguiu uma vitória importante de 2 x1, com um gol de Vini Jr, num chute de longa distância que desviou na zaga e tirou do goleiro, já aos 54 minutos (houve muita paralização na partida), um minutinho antes do árbitro apitar o final.

Um triunfo importante por conta dos três pontos ganhos que levou o Brasil ao segundo lugar na tabela de classificação, com 21 pontos ganhos, quatro a menos da líder, a Argentina (que ainda joga na rodada), nosso próximo adversário.  No mais, o time de Dorival Jr muito afobado, errando passes, vacilando atrás, atropelando e atropelado em campo. Não foi um jogo de boa técnica, foi muito disputado, apenas.

 *

Em Brasília

-Tempo bom, noite limpa, ar seco, as arquibancadas do Estádio Mané Garrincha lotadas, o amarelo predominando, mais de 70 mil presentes, relvado bem tratado, verdinho. Visto do alto, o Mané Garrincha é uma pintura.

– Muita rivalidade, as duas equipes disputando classificação entre os cinco primeiros, o time colombiano bem qualificado tecnicamente e de olho na Copa 2026. A Seleção Brasileira precisa deslanchar, vencer e jogar bem para retomar a confiança do torcedor.

– O Brasil com as camisetas amarelinhas; a Colômbia de camisas, calções e meiões escuros, detalhes em vermelho.

*

Com bola rolando…

 Logo aos 3min Raphinha enfiou ótimo passe para Vini Jr, que teria sido calçado, trombado e derrubado na área por Muñoz. O árbitro assim interpretou e marcou o pênalti.

– Gol! 1 x 0 Brasil, aos 7 min. Raphinha bateu a penalidade com categoria, deslocando o goleiro, abrindo o placar.

– Os colombianos sentiram o golpe, nervosos. O Brasil em cima, veloz, ofensivo, querendo mais. Aos 12’, Rodrygo arrancou pela direita, livrou-se da marcação e bateu cruzado, rasteiro, passou perto. Aos poucos, a Colômbia foi equilibrando, marcando alto, buscando o ataque também; com Árias, Diaz e Rios aparecendo.

– Aos 26’, Gerson sentiu a coxa, deixou o gramado, entrou Joélinton. O jogo ficou mais brigado pelo meio campo que jogado. Parelho. Muitas faltas de lado a lado e passes errados. Álisson assustando em saídas lentas com os pés.

– Gol! 1 x 1 Colômbia, aos 40, Luiz Dias. Joélinton vacilou, perdeu a bola na frente da grande área brasileira, James enfiou a Luiz Diaz, na esquerda; o craque limpou e bateu seco, cruzado, no canto, empatando.

Já merecido, os colombianos eram melhores, ganhavam o meio de campo, atacavam mais. Um final de primeiro tempo catimbado, os canarinhos sentiram o gol, errando muito. Empate justo.

Segundo ato – Os brasileiros voltaram mais acesos, na correria. Logo no primeiro minuto Vini Jr aprontou pela esquerda e disparou forte para defesa parcial de Vargas. Muita marcação, pegada dura. Aos 7’, boa chegada do Brasil, Vini Jr tentou duas vezes, caiu na área, o árbitro nem tchum. O jogo muito travado com faltas, sem sequência de jogadas. A seleção com muita dificuldade de tramar, de por a bola no chão. Aos 5’, Mateus Cunha em campo, saiu João Pedro, apagadão.

– Aos 17’, bola alçada na área brasileira, Álisson foi trombado, o árbitro apitou falta antes de a bola entrar. Na resposta, blitze brasileira, Vargas trabalhando.  Lá e cá, intenso. Aos 22’, a Colômbia chegou tramando, chute de Córdoba, defesa de Álisson.      

Os colombianos à vontade na partida, Dorival jr providencia mudanças. Aos 25’, numa dividida, choque forte do goleiro brasileiro com o Sanchez, que saiu de maca, levou a pior; ambos saíram. Substituições dos dois lados.

  Arana tentou, aos 36’, errou o alvo; Joelinton arriscou  aos 39’, uma bomba, por cima, assustando. Aquele cerco do Brasil, no final, 10 minutos de acréscimos, bolas alçadas…

Daí…

-Gol! 2 x 1 Brasil, Vini Jr, aos 54minutos. Bateu forte, de longe, a bola desviou no caminho e matou o goleiro. No finalzinho, pra delírio das arquibancadas.  

 Ufa, deu Brasil. Os atletas comemoraram muito.

– Destaques : No Brasil, não faltou vontade, garra; faltou futebol coletivo, alguém no meio campo para ditar o jogo. E carecemos muito de dois laterais mais criativos. Individualmente, Vini Jr foi quem mais buscou o gol e foi feliz, com o chute fatal nos acréscimos.

Pela Colômbia, Árias, Dias, Richard Rios, Luiz Diaz jogaram muito.  

*

Ficha Técnica

– A Seleção escalada por Dorival Jr: Álisson Becker (Bento), Vanderson (Wesley), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Arana; Bruno Guimarães (André) e Gérson (Joélinton); Rodrygo (Savinho), Raphinha, Vini Jr(Ortiz); João Pedro (Mateus Cunha).

– A Colômbia do técnico Nestor Lorenzo: Vargas, Muñoz, Sanchez, Lucumi e Mujica; Lerma, Richard Rios, James Rodrigues (Castaño) e Árias; Luiz Diaz e Cordoba (Borré).    

– Arbitragem venezuelana, com Alexis Herrera no apito.

**

– Dois outros jogos da noite: Paraguai 1 x 0 Chile; Peru 2 x 0 Bolívia (em andamento)   

  Na sexta, dia 21: Uruguai x Argentina; Equador x Venezuela.

 *

 – O Brasil volta a jogar na próxima terça-feira, dia 25, contra a Argentina, em Buenos Aires, às 21h.

**

Foto: CBF/Rafael Ribeiro/CBF