A menos de uma semana do primeiro turno das eleições municipais deste ano, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, candidato à reeleição pelo União Brasil, alcançou 74% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, realizada entre os dias 27 e 30 de setembro, em parceria com os veículos de comunicação Bahia Notícias, Antena 1 Salvador e TV Aratu.
O levantamento reforça a tendência de que o pleito seja decidido já no próximo domingo (6). O crescimento de Bruno Reis foi significativo, subindo quase seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Em setembro, o prefeito aparecia com 68,3% das intenções de voto, contra os 74% apontados na pesquisa mais recente, divulgada ontem (1º). Nenhum de seus adversários conseguiu ultrapassar a marca dos dois dígitos, oscilando dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
A diferença entre Bruno Reis e o segundo colocado, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), também aumentou. Geraldo aparece com 7,4% das intenções de voto, um número 10 vezes menor que o do atual prefeito soteropolitano. Em setembro, o emedebista tinha 9,8%, mas oscilou negativamente dentro da margem de erro.
O candidato do PSOL, Kleber Rosa, apresentou uma leve alta, saindo de 2,5% para 3,5%, empatando tecnicamente com Geraldo Júnior. Dentre os demais candidatos, apenas Eslane Paixão (UP) registrou mais de 1% das intenções de voto.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Bruno Reis também lidera, com 48,3% das citações. Geraldo Júnior aparece com 2,8%, enquanto Kleber Rosa é lembrado por 1,3% e Eslane Paixão por 0,1%. Nesse cenário, 35,3% dos eleitores não souberam ou não responderam, e 12% declararam que votariam em branco ou nulo.
Rejeição – A poucos dias das eleições municipais, o emedebista Geraldo Júnior lidera o ranking de rejeição entre os eleitores da capital baiana. De acordo com a mesma pesquisa, 46% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de forma alguma. O índice representa um aumento de 7,5 pontos percentuais em relação ao levantamento de setembro, quando a rejeição ao candidato era de 38,5%.
O psolista Kleber Rosa aparece em segundo lugar na rejeição, com 24,5% dos eleitores afirmando que não votariam nele. Na sequência, Victor Marinho (PSTU) registra 19,5%, enquanto Eslane Paixão (UP) tem 19,1%.
Os candidatos Giovani Damico (PCB), Silvano Alves (PCO) e Bruno Reis completam a lista com índices de rejeição de 16,8%, 16,6% e 14,8%, respectivamente, com o atual gestor da capital baiana sendo o menos rejeitado.
O levantamento ouviu 800 eleitores e tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00014/2024.
Da Tribuna da Bahia