Na tarde desta terça-feira (22), um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em uma área de mata em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. A queda ocorreu perto de condomínios residenciais, causando apreensão entre os moradores, que relataram um estrondo seguido por uma nuvem de fumaça. A informação foi confirmada pela assessoria da FAB no estado, conforme divulgado pelo g1.
“Foi um barulho extremamente alto, fora do comum. Os aviões estão circulando por esta área devido à Cruzex, que está em andamento. A base aérea fica muito próxima”, disse o jornalista Jocaff Souza, que vive em um bairro vizinho ao local do acidente.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o incêndio na vegetação provocado pela queda da aeronave. Duas equipes foram enviadas para combater as chamas.
O acidente aconteceu durante o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), um treinamento multinacional de operações aéreas organizado pela FAB, que acontece entre os dias 3 e 15 de novembro na Base Aérea de Natal. Esta edição de 2024 reúne 16 países, com a participação de mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, tanto brasileiras quanto estrangeiras.
O Cruzex é o maior treinamento de guerra multinacional da América Latina, envolvendo a FAB, o Exército e a Marinha do Brasil. Durante o exercício, são realizadas mais de 1.500 horas de voo em missões que incluem ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo, promovendo a integração e a troca de experiências entre as forças armadas dos países participantes.