Em todo o mundo, o mês de agosto é dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. Denominada “Agosto Lilás”, a campanha destaca a importância da erradicação de todas as formas de violência de gênero e da promoção da igualdade e o respeito entre os gêneros.
Pensando nisso, a Câmara Municipal de Salvador aderiu à campanha e promoveu uma roda de conversa para as mulheres da Casa. O objetivo foi abordar o tema, falar sobre medidas preventivas contra a violência doméstica e apresentar recursos disponíveis para combatê-la. A atividade foi promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas, através da Supervisão de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida.
Segundo Ingrid Almeida, assistente social da Casa, “este ano a Câmara decidiu fazer algo mais significativo, com a intenção de desenvolver um espaço de troca de experiências e também para a construção do pensamento político, falando às mulheres sobre essa rede de apoio, o que pode incluir o local de trabalho”.
A assessora técnica da Diretoria Geral da Câmara, Tatiana Jucá, reforçou a importância da campanha Agosto Lilás e reforçou que a atividade chama a atenção para que as mulheres identifiquem qualquer nível de violência e reconheçam sinais de alerta.
A programação incluiu a palestra da psicanalista e fundadora da ONG Acolhe Mulher, Gabriela Bahia, e da advogada criminalista e assistente social, Luana Braga. Houve também participação musical de Jenifer Ane e Victor Cauã, do projeto Jovens Pensantes. No período da tarde, as atividades seguem com um momento relaxante, com massagens terapêuticas.