O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia deu posse à nova defensora pública geral do Estado, Camila Canário de Sá Teixeira, em Sessão Solene no domingo de Carnaval, (2). A transmissão do cargo foi feita na sede da DPE no Canela, em Salvador, onde funciona o plantão da instituição no período momesco.
Depois de integrar a lista tríplice e ser nomeada pelo governador do estado, no último dia 11 de fevereiro, a defensora-geral assume oficialmente o comando da DPE/BA para o biênio 2025-2027. No próximo dia 20 de março, será realizada a cerimônia de posse, às 17h, na Assembleia Legislativa da Bahia, no Auditório Jornalista Jorge Calmon.
Após a abertura da sessão solene, a leitura do termo de posse foi feita pela defensora pública Carmela Alencar, oficializando a assunção do cargo. Em seu primeiro discurso como defensora-geral, Camila Canário destacou que a sua gestão será marcada por transparência, inovação, eficiência e diálogo – caminho o qual considerou fundamental para conquistar objetivos e apostar nas causas institucionais mais importantes.
“Contem comigo para ouvir, discernir e construir. Seremos três mulheres à frente da instituição – três mães a dar luz a novos tempos. Carregamos em nossos corações a força das que vieram antes de nós e, nos olhos, o brilho da esperança pelo que ainda virá. Somos todas aquelas que acreditam que o amanhã pode nascer melhor que o hoje”, afirmou Camila.
“Aos colegas, servidores(as) e colaboradores(as) que me apoiaram até o derradeiro momento, a vocês só posso dizer ‘muito obrigada’. Finalizo esses dois anos de gestão com um sentimento imenso de gratidão. A missão da Defensoria é linda, e é por ela que continuarei trabalhando dia após dia”, agradeceu a defensora pública Firmiane Venâncio, que fez a transmissão do cargo de defensora-geral durante a solenidade.
A ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes, agradeceu a parceria e se colocou à disposição, “sobretudo para aqueles que ficam do outro lado da mesa, que todo dia nos procuram para ter um pouco de dignidade e justiça”, ressaltou, em seu discurso.
“À dra Firmiane, fica aqui o nosso agradecimento por ter cumprido a missão que hoje se encerra. Para quem chega, dra Camila, preciso reafirmar que você encontrará defensoras e defensores que honram a sua missão institucional, que acreditam em um movimento de construção coletiva que a DPE/BA alcance o patamar conferido pela Constituição e por nossas leis”, destacou a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA, Bethania Ferreira.
Além da atual defensora-geral, Camila Canário, a mesa de honra foi composta pela defensora pública Firmiane Venâncio; pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, representando o governador do estado; pela corregedora-geral da DPE/BA, Janaína Canário; pela ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes; e pela presidente da Adep/BA, Bethania Ferreira, e pelos conselheiros(as) Maria Auxiliadora Teixeira, Mônica Soares, Flávia Apolônio e João Gabriel Soares de Melo.
A Sessão Solene foi prestigiada por diversos defensores(as), servidores(as), membros da sociedade civil e de movimentos sociais, além de familiares dos integrantes da nova gestão. Por causa de uma queda de luz no bairro, a solenidade de transmissão de cargo não pôde ser transmitida ao vivo pelo canal da Defensoria no Youtube.
Mini biografia institucional
Camila Angélica Canário de Sá Teixeira é defensora pública no Estado da Bahia desde 2007. Atual defensora pública geral da Bahia (2025/2027), é titular na área de Auditoria Militar, onde desenvolveu intenso trabalho na defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares desde 2019. Integrou o Núcleo Criminal da DPE/BA e também já atuou nas áreas do Direito de Família, Cível, Consumidor, Idoso e Fazenda Pública.
Também foi conselheira suplente no Conselho Superior da DPE/BA (biênio 2023/2025) e integrou a diretoria da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (biênio 2013/2015). Entre os cargos administrativos ocupados na instituição, Camila já coordenou o Núcleo de Proteção ao Idoso (2010/2011) e foi corregedora auxiliar em 2018.
Na área acadêmica, Camila é mestra em Segurança Pública; especialista em Processo Civil, pela UFBA; em Direito Público, pela Faculdade Baiana de Direito; em Direito aplicado à Defensoria, pela UNIFACS, com Extensão em Inovação e Disrupção Digital pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Atualmente, cursa MBA em finanças corporativas pela Exame Inc.
Camila é co-autora da Campanha Permanente contra Violência Institucional e Política de Gênero nas Defensorias Públicas e co-fundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil – Amdefa. Também integra a Comissão da Mulher da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos -Anadep.