A Capoeira da Mangangá está atravessando fronteiras e ganhando o mundo. Recentemente, entre os dias 9 e 12 de novembro, capoeiristas brasileiros e praticantes da arte que vivem na Europa, se reuniram e participaram do Festival de Dança Afro e Samba 2023, que aconteceu em Tessalônica, segunda maior cidade da Grécia e a principal da região grega da Macedônia Central.
A edição do evento se deu através da parceria entre o Bloco da Capoeira com Grupo de Capoeira Jacobina Arte do Mestre Pitbull. O objetivo da iniciativa, segundo os idealizadores, é fazer com que os praticantes da arte se fortaleçam e combatam o preconceito e a falta de espaços. “O que se pretende é dar protagonismo às entidades e grupos que reforçam a expressão cultural e social da população negra, seja em Salvador, no Brasil ou em outros paises”, disse Tonho Matéria, cantor e compositor.
Nos ajustes para o Carnaval, no dia 25 de novembro, o Bloco da Capoeira participa do Salvador Capital Afro, a partir das 14h, com saída do Largo da Casa D´Italia. Cortejo Afro, Malê, Ilê Aiyê, Muzenza e Ara Ketu também estão na programação. No outro ponto de saída, na Praça Municipal, Filhos de Gandhy, Filhas de Gandhy, As Baianas, Olodum, A Mulherada e Didá também desfilarão no circuito do centro.