Na Rota do Presépios – Natal no Centro Histórico, evento que acontece até dia 06 de janeiro, os visitantes não podem deixar de conhecer a instalação natalina do restaurante Casa de Farinha, na Rua Direita de Santo Antônio, 97, no Santo Antônio Além do Carmo. Com o tema Ancestralidade Natalina, o presépio do restaurante do chef Jota Moraes traz a mensagem do renascimento contínuo a cada Natal, através da busca incessante da humanidade pela transformação. Com entrada franca, a visitação vai até o dia 06 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis.
As referências da ancestralidade estão nos chapéus nordestinos de palha e de couro usados pelos Reis Magos e São José, no turbante e nas tranças africanas na cabeça de Maria e no cocar indígena, dois povos originários, que ornamenta a cabeça dos menino Jesus. Os instrumentos musicais também estão representados pelos Reis Magos, através da sanfona, do timbau e do triângulo. A cerâmica, também uma técnica ancestral, foi utilizada para a criação dos bichos e dos cactos. Mandalas e búzios decoram a árvore de Natal.
São muitas as referências históricas no Presépio da Ancestralidade, criada pelos artistas plásticos Anatê, Denise Artesanato, Samuel Cruz e Margarette Rodrigues, mãe do chef Jota e sócia da Casa de Farinha. A instalação natalina tem como base um torno/prensa original, com todas as suas partes de madeira, que foi muito utilizado em um engenho de farinha, originalmente, na região de Santo Amaro da Purificação.
Na Casa de Farinha, a música, a arte e a ancestralidade comungam com a gastronomia do Chef Jota Moraes, que proporciona ao público uma viagem de imersão nos sabores, obras de arte e nos móveis antigos que decoram o ambiente. O espaço tem a atmosfera de restaurantes e bares europeus, situado no subsolo de um casarão que integra o Centro Histórico, no Santo Antônio Além do Carmo.
Promovido pela Prefeitura de Salvador, a Rota dos Presépios tem como conceitos o resgate das tradições natalinas e integração ao patrimônio arquitetônico. O roteiro passa por uma diversidade de estilos de presépios, montados em museus, igrejas, ateliês, galerias, restaurantes e instituições.