Em noite muito concorrida, a abertura da Expo Casa Artesanato da Bahia movimentou o Shopping Barra, ontem (14/07), no espaço que funcionou a Tok&Stok, 4º piso. O evento, em cartaz até o dia 14 de agosto, reúne espaços de comercialização e exposição de produtos de artesãs e artesãos, oficinas, workshops e programação musical. Uma instalação temática traça as rotas do artesanato, associada às obras de mestras artesãs e mestres artesãos nas regiões do estado. A entrada é franca.
Durante a cerimônia de abertura, a mestra artesã Dona Cadu, com 103 anos, foi a grande homenageada e recebeu muito carinho do público. Moradora de Maragogipe, a artesã centenária afirmou que não pensa em parar de produzir suas panelas de cerâmica. “Parar de trabalhar para que? Hoje mesmo, antes de vir para cá, fiz algumas peças”, disse orgulhosa.
Animado pela música de Cicinho e Julie Assis, o evento foi prestigiado por muita gente, inclusive turistas que circulavam pelo Shopping Barra. O coordenador da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), Weslen Moreira, recebeu os convidados e autoridades, entre eles, a deputada federal, Alice Portugal, o Secretário de Turismo (SETUR), Maurício Bacelar, a secretária da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, a diretora da Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB), Piti Canella e o superintendente do Shopping Barra, André Podhorodeski.
Além do espaço de comercialização de produtos de artesãs e artesãos baianos e da exposição temática sobre as rotas do artesanato, a Expo Casa Artesanato da Bahia seguirá com programação de cursos, workshops e apresentação musical. Artesãs (ãos) e o público poderão participar do Encontro de Crocheteiras, terça e quarta (18 e 19/07), das 14h às 17h; e o workshop de Precificação 01, quinta-feira (20/07), das 15h às 17h. No sábado (22/07), a cantora Joyce França sobe ao palco para animar o público.
“Essa experiência com a Expo Casa Artesanato da Bahia é uma síntese do trabalho da Coordenação de Fomento do Artesanato da Setre, com momentos de qualificação, promoção e de comercialização. É muito importante dar continuidade a estes trabalhos que envolvem shoppings, as feiras e a participação em diversos eventos. Ações que reforçam e consolidam uma política pública, que visa gerar mais renda para as nossas artesãs e artesãos”, comenta Weslen Moreira.
A Expo Casa Artesanato da Bahia é uma realização da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. Apoio do Shopping Barra.
SERVIÇO
EXPO CASA DO ARTESANATO
Data: 14 de julho a 14 de agosto
Horário: Segunda a sábado – 09h às 22h / Domingo – 12h às 20h
Onde: Shopping Barra – 4º piso (espaço que funcionou a Tok&Stok)
PROGRAMAÇÃO
Link para inscrições: https://shre.ink/9MqW
18 e 19/07: Encontro de Crocheteiras, das 14h às 17h
20/07: Workshop precificação 01, das 15h às 17h
25 e 26/07: Vivências ancestrais, das 10h às 12h e 16h às 18h
27/07: Workshop precificação 02, das 15h às 17h
01/08: Oficina de Mosaico, das 14h às 18h
03/08: Workshop precificação 03, das 15h às 17h
09/08: Seminário “Artesanato Indígena e Mercado, das 14h às 17h