No dia 27 de julho a CASACOR Bahia 2023 vai receber um ambiente que promete uma verdadeira fusão entre corpo e morada, um casamento perfeito entre arte e alma. Sob a expertise da talentosa arquiteta Natália Coelho, a casa de Aristeu Pires desabrocha em um espetáculo de arquitetura afetiva. Adentrar esse espaço é como mergulhar em um oceano de sensações, onde cada detalhe traz consigo o peso da história e a beleza dos sentimentos.
Os móveis assinados pelo renomado designer de móveis brasileiros preenchem cada centímetro, exaltando resistência e atemporalidade, proporcionando um conforto quase palpável ao ambiente.
É impossível não se encantar com a maestria com que Natália Coelho traduz a essência de seu homenageado. Em sua mente brilhante, nasceu a ideia de trazer para dentro das paredes dessa casa materiais tão especiais que ecoam como lembranças da infância de Aristeu, resgatando uma conexão com a sua terra natal, Campo Formoso, no Sertão da Bahia.
Nas mãos habilidosas de Natália, plantas típicas do sertão ganham vida e se entrelaçam à decoração, criando um cenário mágico, onde o verde da esmeralda se mescla com o árido da seca do sertão, como um abraço acolhedor da memória. Móveis cobertos com sisal, aquele cheiro marcante, presente nas gravações mais íntimas do designer, enfeitam o ambiente com um toque nostálgico.
No coração da casa, a sala de estar, palco de vários jantares oferecidos por Aristeu, transborda vida e conversas envoltas nas mais belas criações. É ali que a magia acontece, onde as histórias se desvelam e se eternizam nas páginas dos livros que cercam o seu espaço de estudo.
Com dedicação incansável de Natália, as paredes ganham vida, o ambiente vibra em cada traço, tudo cuidadosamente para proporcionar uma experiência única, onde cactos e suculentas trazem o sertão para mais perto, e o piso de barro, mesclando porcelanato e cortiça, evoca a terra batida do sertão em formas singulares.
Além de se preocupar com cada detalhe físico do ambiente e da sua conexão com a história de Aristeu Pires, Natália Coelho investiu também em tecnologia de ponta para proporcionar uma experiência completa aos visitantes da CASACOR Bahia 2023, mesmo que à distância. A arquiteta se preocupou com a acústica e equipamento de som do ambiente para realizar visitas guiadas, através da sua própria voz, que contará ao público todo o processo de criação e os significados por trás de cada detalhe da casa.
“Uma coisa que eu sinto muita falta nos espaços de CASACOR de uma forma geral é uma explicação sobre o espaço e por mais que tenha uma recepcionista que é treinada para receber os visitantes, na maioria das vezes, ela não fez parte do processo criativo, do desenvolvimento do espaço. Então quando o próprio profissional conta sobre o ambiente enriquece a visita. Ano passado fiz com fone de ouvido, as pessoas chegavam e recebiam o fone e esse ano será uma visita guiada em determinados horários. Não é um projeto para ser apenas bonito, ele tem que ter conceito.” Afirma Natália
A Casa de Aristeu Pires na CASACOR Bahia 2023 é uma verdadeira celebração aos 20 anos de sucesso do designer. É uma ode à alma, uma homenagem à criação e à capacidade de transcender os limites da arquitetura. Natália Coelho nos convida a adentrar a simbiose entre corpo e morada, onde memórias se entrelaçam com a essência de quem ali vive, revelando a verdadeira poesia que habita cada espaço.
A partir de 27 de julho, na Alameda dos Sombreiros, no Caminho das Árvores, a CASACOR Bahia 2023 abrirá suas portas para revelar essa joia arquitetônica. A experiência de adentrar esse ambiente é como imergir em um sonho, onde o tempo desacelera e a conexão com o passado e o presente se faz presente em cada detalhe. Uma verdadeira sinfonia para a alma que busca refúgio e inspiração, numa casa que acolhe como um abraço caloroso, onde a arquitetura afetiva encontra seu ápice.
A Casa de Aristeu, idealizada pela talentosa Natália Coelho, é uma obra de arte que se materializa em forma, cor e textura, mas que vai além do tangível. É uma jornada poética, uma dança entre o corpo e a morada, onde emoções se encontram e se imortalizam através da beleza estonteante do espaço.