A Cetrel patrocinou, na última terça-feira (31), o encontro Modelo Conceitual de Áreas: Sucessos, desafios e aplicações, promovido pela Nicole Latin America, entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo o debate, o compartilhamento de conhecimentos e o fomento ao desenvolvimento na área de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC). No evento, voltado para convidados e membros da Nicole, além de empresas associadas ao Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), a Cetrel apresentou o case Modelo Conceitual do Polo Industrial de Camaçari (PIC): Tecnologias e Evolução.
O tema apresentado por representantes da Cetrel demonstrou a evolução temporal do conhecimento hidrogeológico do PIC. Foram abordados temas como a inovação tecnológica e sua influência no desenvolvimento do modelo regional e a sua relevância como ferramenta de gestão hídrica regional.
Entre os apresentadores estiveram Patrícia Lupi Guimaraes, especialista em Gestão de Áreas Contaminadas (GAC); Rizia Miranda Aguiar, coordenadora de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Jordon Luiz Werlang, coordenador de Programas de Gestão dos Recursos Hídricos (PGRH).
A programação também contou com a discussão acerca do conteúdo do Guia Modelo Conceitual no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, documento publicado pela rede Nicole Latin America, em agosto deste ano, além de apresentações de estudos de caso que incluem a construção de modelos conceituais na solução de desafios envolvendo a gestão de áreas industriais.
O gerente de Consultoria Ambiental Norte e Nordeste da Cetrel, Carlos Mayerhofer, informa que esse foi o segundo evento realizado pela Nicole no Cofic. “É de grande importância para a Bahia um evento técnico desse porte. Hoje, temos o polo industrial de Camaçari, com um número expressivo de empresas. Grande parte delas possui um nível alto de maturidade no gerenciamento ambiental das suas áreas / instalações. A discussão e a troca de experiências, ocorridas neste último encontro foram de suma relevância para todos os setores envolvidos na gestão ambiental”, salientou Mayerhofer.
Luciana Ferreira, secretária executiva da Nicole Latin America, reforça que as discussões técnicas no âmbito do Gerenciamento de Áreas Contaminadas são o “coração da rede Nicole” e destaca a participação da Cetrel no encontro. “Nós, do secretariado da rede, ficamos imensamente felizes de ver todas estas motivações englobadas neste evento, em que fomentamos discussões técnicas acerca de uma importante publicação da rede, o Guia sobre Modelos Conceituais no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. A participação e parceria da Cetrel no evento foi de enorme importância para a promoção destas trocas, considerando a experiência da empresa no setor do GAC”, disse.
Sobre a Cetrel
A Cetrel oferece soluções ambientais em água, efluentes e reúso, incineração de resíduos industriais perigosos, gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais para todo o Brasil, trabalhando permanentemente para inovar e superar as expectativas dos clientes. A empresa possui certificação nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 17025 e tem como clientes empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, dentre outras.
Com atuação desde 1978, a Cetrel é responsável pelo fornecimento de água (clarificada, desmineralizada, industrial e potável), tratamento e disposição final de efluentes e destinação térmica de resíduos industriais, além dos programas de gestão dos recursos hídricos e de monitoramento ambiental (água, ar e solo) do Polo Industrial de Camaçari (BA), utilizando ainda um modelo compartilhado de gestão do sistema de tratamento de efluentes. A empresa fornece também soluções de tratamento de água e efluentes on-site, ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos.