Nesta segunda-feira, a secretária executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino e o Instituto de Economia Circular fizeram a entrega dos 25 computadores à Aldeia Indígena Coroa Vermelha, representada pelo Movimento Indígena da Bahia (MIBA).
A doação dos computadores tem como finalidade promover a inclusão digital e o acesso à tecnologia dos pataxós, contribuir para o desenvolvimento educacional e social da comunidade, fortalecer o Movimento Indígena da Bahia (MIBA), na defesa dos direitos dos indígenas e apoiar iniciativas locais que priorizem a sustentabilidade e a equidade tecnológica.
Os equipamentos foram recuperados pelo Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC) e pelo Centro de Recondicionamento de Computadores da Bahia, que está sendo implantado agora. O IEC é uma organização da sociedade civil que atua no desenvolvimento de tecnologias sociais e na coleta de resíduos eletrônicos e no recondicionamento de equipamentos.
Sobre a comunidade Coroa Vermelha
A Aldeia Coroa Vermelha, que fica entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, é uma das mais emblemáticas comunidades da etnia Pataxó do Brasil. São 1350 famílias que moram numa área demarcada, homologada, dedicada à preservação cultural, histórica e ao fortalecimento da identidade indígena. A comunidade é a primeira a receber os Computadores para a Inclusão.
Sobre o Instituto de Inovação de Economia Circular
O Instituto recupera todos os tipos de eletrônicos e desenvolve cursos gratuitos para jovens e adultos que queiram aprender como consertar smartphones, computadores, eletrônicos, aprender sobre robótica e como usar as mídias sociais, entre outros cursos. Todos são desenvolvidos em parceria com o Ministério das Comunicações, através do programa Computadores para a Inclusão.
Em 15 anos de funcionamento no nordeste, mais de mil jovens já foram formados. Alguns têm suas próprias lojas de reparo de eletrônicos, ou de mídias sociais e outros estão trabalhando empresas de tecnologia.
Em Salvador a doação de computadores marca o início das atividades do Instituto de Inovação para a Economia Circular em Salvador. O Instituto recebe os eletrônicos, recondiciona e doa. É a economia circular
O Programa Computadores para a Inclusão reafirma o compromisso do Governo Federal em democratizar o acesso às tecnologias da informação e comunicação, promovendo o desenvolvimento sustentável e o respeito à diversidade cultural do Brasil.
Reciclagem de eletrônicos no Brasil: Apenas 3% dos resíduos eletrônicos do Brasil são entregues a organizações que promovem a reciclagem.