Por Zédejesusbarreto
A FIFA fez o lançamento oficial do Super Mundial de Clubes, a 1ª Copa do Mundo de Clubes, com 32 representantes de todos os continentes do planeta, que acontecerá em junho/julho de 2025, em onze cidades dos EUA (já sob governo Trump). A cerimônia de anúncio aconteceu na tarde de quinta (dia 5 dez) em Paris, com a apresentação do troféu, a participação e homenagem ao ex-jogador e hoje grande empresário do ramo Ronaldo ‘Fenômeno’
. Por sinal, um troféu diferente, tipo bela arte brega-modernosa, parecendo um prato dourado, espécie de mandala, com gravuras sobre o dourado, que vai se remontando, chamativa.
Logo foram sorteados os grupos da 1ª fase classificatória da competição, que conta com quatro times brasileiros – Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo. Passam para a fase seguinte dois classificados de caba grupo. Eis:
– Grupo A – Palmeiras, Porto, Ah Ahly e Miami (o time de Messi)
– G B – PSG, Atlético Madri, Botafogo e Seatle
– G C – Bayern, Benfica, Boca Juniors e Aukland
– G D – Flamengo, Chelsea, León e Esperance
– G E – River Plate, Inter Milão, Monterrey e Urawa
– G F – Fluminense, Borússia, Ulsan e Mamelody
– G G – M. City, Juventus, Widdad e Al Ain
– G H – Real Madrid, Pachuca, Al Hilal e Salsburg.
Só lembrando, é verão, faz muito calor nos EUA, não sei se os jogos acontecerão em gramados com dimensões menores (como foi a Copa América), e o desgaste dos atletas e clubes – fim de temporada na Europa e meio de temporada no Brasil. Planejar calendários e treinamentos adequados às circunstâncias de clima e palco.
*
Botafogo
Já semana que vem, dia 11, o Botafogo estreia no agora chamado Intercontinental de Clubes, em Doha, no Catar, contra o Pachuca do México. O sonho dos brasileiros é disputar a final, certamente contra o poderoso Real Madrid de Ancelloti, Vini Jr, Rodrygo…
*
O mesmo Botafogo, Campeão da Libertadores, que está a um ponto de se sagrar também Campeão Brasileiro, no domingo, Estádio Nilton Santos/RJ, onde enfrenta o São Paulo, na última rodada da competição.
**
Brasileirão/ rodada final
Todos os jogos acontecem no mesmo horário, 15h de domingo. Define campeão, quem chega na Libertadores ou na Sul-Americana e os que caem para a Segundona/2025.
Eis a rodada:
– Botafogo x São Paulo; Palmeiras x Fluminense; Bahia x Atlético GO; Flamengo x Vitória;
Juventude x Cruzeiro; Grêmio x Corínthians; Cuiabá x Vasco; Atlético MG x Athlético PR;
Fortaleza x Internacional; RB Bragantino x Criciuma.
*
Atual classificação
–O Botafogo é líder com 76 pontos. Na cola, ainda com chances, mesmo que remotas, o Palmeiras com 73pts; em 3º, o Flamengo, 69pts; Na sequência, com 65, Internacional e Fortaleza; o São Paulo tem 59 e o Corínthians 53 pontos (todos esses já com vaga garantida na disputa da Libertadores 2025); em 8º lugar, com 50 pontos, está o Bahia, e logo na cola o Cruzeiro, com 49 (esses dois disputam uma vaga na pré-libertadores).
Em 10º está o Vasco, com 47 e, virando a página, em 11º o Vitória com 46pts (já com vaga garantida na Sul-americana. Grêmio e Juventude têm 45 pontos; Atlético Mineiro, 44; O Athlético PR com 42 e Fluminense com 40 ainda correm o risco de desabamento; Já na zona de degola, estão: Criciúma e R B Bragantino, com 38 pontos, já na Z-4. Degolados o Atlético de Goiás com 37 e o Cuiabá com 36, ambos na Série B/2025.
**
A dupla Ba x VI
O Bahia fecha o ano em estado de desconfiança, o torcedor meio que injuriado, como se tivesse sido ludibriado com a boa campanha no primeiro turno do Brasileirão, mas acabrunha do com a irregular, péssima mesmo para alguns, campanha do segundo turno. Mas, por má produção de alguns concorrente, o Tricolor vai a campo, contra o rebaixado Atlético GO, na Fonte Nova, diante de sua devotada e irritadiça torcida, precisando apenas de um triunfo simples para pongar numa vaga de pré-libertadores no ano que vem, ao lado do Corínthians. Se perder… o Cruzeiro pode ultrapassar e lhe roubar a vaga. Decisão, pois.
*
O Vitória, por outro lado, fecha a temporada no Maracanã, contra o Flamengo, já tendo feito mais que o dever de casa. Numa recuperação fantástica, o time saiu da zona de rebaixamento para alcançar uma vaga na Sul-americana, deixando o torcedor em estado de graça, como se tivesse ganho um título. Um time cascudo, competitivo, joga pra vencer.
**
Domingo quente, pois. Prometo um balanço final, antes do Natal. O ano de 2025 promete para a dupla B Vi, com um calendário apertado e várias competições a disputar: Baianão, Nordestão, Copa do Brasil, Série A, Sul-Americana e Libertadores (quem sabe?). É preciso elenco, um bom e gordo plantel.
**
Foto: EC Bahia